Para entender o que fez com que a Primeira Guerra Mundial ocorresse, é importante compreender qual foi a influência do pan-eslavismo e como ele ajudou a fomentar a guerra. Pensando nisso, hoje elaboramos um texto especial para falar sobre o que é o pan-eslavismo e como ele fez com que a Rússia se envolvesse nos conflitos da Primeira Guerra Mundial. Confira abaixo!
O que é o Pan-Eslavismo?
O Pan-eslavismo nada mais é do que um movimento cultural e político de ordem nacionalista. O Pan-eslavismo pregava que todos os povos eslavos deveriam se unificar em apenas um Estado como uma forma de obter poder sobre os outros povos e também a fim de formar uma boa estratégia de guerra. Apesar de esta parecer uma “ideia boa”, o problema é que ela tira a independência dos outros povos.
Os povos Eslavos
Os povos eslavos são todos os povos étnicos que vivem na Europa Central os quais são os ucranianos, poloneses, eslováquios, bulgários, etc. A ideia principal do pan-eslavismo era que esses povos se unissem em apenas um Estado.
Rússia e a utilização do Pan-Eslavismo na Primeira Guerra Mundial
A Rússia teve um papel fundamental na utilização do pan-eslavismo pois o utilizava como uma justificativa de sua entrada na guerra. A Rússia se denominava como “defensora” dos povos eslavos que habitavam todo o leste europeu e com isso, queriam se impor como um império dentro da Europa.
Influência do Nacionalismo na Primeira Guerra Mundial
O nacionalismo teve grande influência tanto na primeira como na segunda guerra mundial pois foi a partir dele que as nações se levantavam umas contra as outras a fim de “defender a honra de sua nação”.
Depois da morte do Arquiduque da Áustria-Hungria, Francisco Ferdinando, a Áustria-Hungria decidiu cobrar providências da Sérvia (pois o assassino era de lá), entretanto, a Sérvia pareceu não dar ouvidos, o que fez com que a Áustria-Hungria declarasse guerra pois isto “feria a honra da nação” e anulava um tratado de paz.
O nacionalismo trata-se de uma visão política na qual a nação deve ter a mesma posição do estado. Diversos países possuíam uma visão nacionalista como a Alemanha, os EUA e claro, a Rússia. O pan-eslavismo poderia ser denominado também com uma espécie de movimento “pseudonacionalista”.
O Pangermanismo
O pangermanismo é uma ideia similar ao pan-eslavismo, contudo volta-se para a Alemanha. Trata-se do desejo pela união de todos os povos germânicos a fim de formar apenas um Estado e também se configura como um movimento cultural e político. O pangermanismo é uma ideologia que visa agrupar todos os povos germânicos em apenas um estado como uma estratégia de poder e potência. Foi um movimento criado por um grupo de nacionalistas alemães em 1895 e tinha como objetivo princial a expansão do domínio e poder da Alemanha.
O revanchismo francês
O revanchismo francês foi um movimento social, cultural e uma ideologia que pregava a revanche do povo francês contra os alemães que sempre os dominaram e subjugaram. Os conflitos entre a Alemanha e a França sempre existiram e diziam respeito à divisão de territórios, conquistas políticas dentre outras coisas.
O revanchismo francês era marcado por grande nacionalismo e cartazes foram espalhados pela cidade com os dizerese “la revanche” a fim de convocar o povo francês a se vingar da Alemanha e pode ser caracterizado comuma espécie de “movimento nacionalista” também.
Se você gosta de história e deseja saber mais sobre este assunto, continue a acompanhar nossos artigos por aqui!