África Repartida: O que foi a Conferência de Berlim?

África Repartida: O que foi a Conferência de Berlim?
África repartida o que foi a conferência de berlim

Saiba o que foi o evento histórico conhecido como Conferência de Berlim, qual foi o objetivo dessa conferência, quando ela foi feita, quem participou dela e como ela afetou o continente africano.

Qual foi o principal objetivo da Conferência de Berlim?

A Conferência de Berlim tinha como seu principal objetivo sistematizar os muitos planos de ocupar e explorar a África e precaver possíveis hostilidades e tensões entre as principais potências da Europa.

qual foi o principal objetivo da conferência de berlim
Principal objetivo da conferência de berlim. Fonte/Reprodução: original

Foi debatido também na reunião sobre a liberação de tráfego e comércio na região da Bacia do Congo e outros rios da região africana, como o Rio Níger.

Quando foi realizada?

A Conferência de Berlim foi idealizada por Otto von Bismarck, o chanceler do império alemão, a reunião foi realizada sendo iniciada na data de 15 de novembro de 1884 e tendo seu fim na data de 15 de fevereiro de 1885.

Quem foram os principais participantes da Conferência de Berlim?

A Conferência teve como participantes os países que formavam as principais potências daquele período, participando então:

  • Império Alemão;
  • Império Austro-Hungáro;
  • Portugal;
  • Itália;
  • França;
  • Espanha;
  • Grã-Bretanha;
  • Holanda;
  • Bélgica;
  • Rússia;
  • Dinamarca;
  • Suécia;
  • E Império Otomano.

A reunião também contou com os Estados Unidos por conta de sua importância no cenário internacional.

O que foi discutido na Conferência de Berlim?

Além da liberação da Bacia do Congo e Rio Níger para ser utilizado por todos os países além da Bélgica que controlava a área, a Conferência de Berlim foi a repartição dos territórios do continente africano que vinham sendo bastante disputados por sua matéria-prima durante a neocolonização.

o que foi discutido na conferência de berlim
Conferência de berlim. Fonte/Reprodução: original

Que foi gerada por causa da Segunda Revolução Industrial e vinha trazendo desavenças entre os países, como por exemplo a França e a Grã-Bretanha que vinham disputando controle colonial.

Outra pauta debatida foi o Mapa cor-de-rosa, pauta feita pelos portugueses na tentativa de juntar suas colônias de Moçambique e Angola, mas foi recusada pelos britânicos.

Quais foram os resultados da Conferência de Berlim?

A Conferência de Berlim teve como resultados acordos entre seus países participantes e a divisão colonial da África. A liberação dos rios do Congo e Níger que foi algo bastante discutido na reunião também foi liberado para rotas dos demais países europeus.

Outro resultado resultado que foi obtido foi o encerramento das práticas de escravidão e tráfico humano que ainda eram utilizadas no continente africano.

Como a Conferência de Berlim impactou o desenvolvimento da África?

O grande impacto da Conferência de Berlim foi sua divisão territorial feita pelos países europeus.

Essa divisão acabou destruindo a sociedade e a política existente nos países africanos que foram totalmente afetados pelos territórios que os países europeus criaram para benefício próprio de desenvolvimento.

Quais são algumas críticas à Conferência de Berlim?

A Conferência de Berlim por mais que tivesse usado a argumentação de dar um fim na escravidão na África, a reunião acabou tendo somente o propósito de beneficiar as principais potências da Europa em seu desenvolvimento econômico e industrial usando o continente africano como sua extensão para chegar aos objetivos utilizando seu território e matéria-prima presentes no continente durante décadas.

Como a Conferência de Berlim contribuiu para a luta pela África?

A ocupação colonial dos europeus não agradou os africanos com as imposições territoriais e políticas que estavam sofrendo, o que gerou a criação de diversos grupos de resistência no continente que lutaram pela sua liberdade, liberdade qual conseguiram apenas muitos anos depois, na década de 1950.

Qual foi o papel do Rei Leopoldo II da Bélgica na Conferência de Berlim?

O Rei Leopoldo II da Bélgica em busca de riquezas como o marfim e matéria-prima, durante a Conferência conseguiu persuadir as outras nações com a ideia de “civilizar” os africanos através do cristianismo, o que o fez conseguir conseguir o território do Congo, no centro do continente, durante a repartição das colônias.

Legados da Conferência de Berlim

Apesar de ter sido um encontro diplomático por alguns anos, a Conferência de Berlim não conseguiu solucionar todos os conflitos de divisões entre alguns países da Europa, o que acabaria sendo um dos motivos da Primeira Guerra Mundial.

Outro legado que pode ser notado até hoje são os problemas econômicos e políticos causados em muitas regiões da África devido a grande exploração colonial da Europa ao longo dos anos.

Esta é a Conferência de Berlim e como a reunião afetou a África através dos acordos feitos pelas potências europeias do século XIX e como ela está relacionada à Primeira Guerra Mundial.

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também