Caso você esteja com dúvidas sobre o que é Fascismo, saiba que este termo faz parte de uma política rígida, com foco no militarismo e no controle de uma sociedade por inteiro. É deixado de lado o cuidado com uma nação para atender os desejos exclusivos do governo, mas sem chamar atenção ao seus feitos e direcionar as falas para o perigo do país se tornar socialista.
O que é Fascismo?
Se você não sabe o que é Fascismo, esta é uma ideologia política de extrema-direita e que ganhou força na Itália durante 1922, embora tivesse instaurado no país desde 1920. O maior líder italiano do Fascismo foi Mussolini, que soube como controlar o seu povo por muito tempo.
Este trabalha com valores morais, familiares, religiosos, pátrios e tradicionais. O principal termo mais abordado por quem é Fascista serão sempre as crises econômicas, corrupção ou lavagem cerebral.
Além disso, saber o que é Fascismo fará com que você observe que, quando ganham força, se tornam extremamente autoritaristas. Na época, as pessoas eram totalmente controladas, não podiam fazer praticamente nada e a liberdade que este mesmo povo tem hoje em dia, era nulo.
Características do Fascismo
Agora que você sabe o que é Fascismo, dentre as suas características mais conhecidas, há o famoso: “Deus, pátria e família”. Estes dizeres são usados por governos a fim de fazer com que as pessoas acreditem somente nestes termos, e esqueçam do mais importante que é governar por todos. Veja as características:
- A respeito de Deus: fácil controlar as pessoas pela religião;
- Pátria: amor absoluto a bandeira, hino e ao país, mas que não é empregado na prática;
- Família: a famosa família tradicional deve ser protegida para não perder os seus valores.
Por intermédio dessas características mencionadas, você sabe o que é Fascismo e como consegue ganhar poder em cima de parte de uma nação. Muitos acreditam nessas falas falsas e vazias, e deixam de lado os cuidados mais básicos com o povo: saúde, segurança, educação, lazer e cultura.
Qual a origem do Fascismo?
Falamos mais acima sobre o que é Fascismo, que este surgiu já na década de 10 na Itália, mas que ganhou verdadeira força somente em 1922. Isto aconteceu, pois o país passou por uma forte crise na economia, juntamente de um desgosto com os acontecimentos durante a 1° Guerra, e com o medo do socialismo chegar até a Itália.
Além disso, agora que você aprendeu o que é Fascismo, o principal líder se chamava Benito Mussolini. Ele fortaleceu este termo, e Hitler o utilizou na Alemanha Nazista durante o seu governo, responsável por cometer inúmeras atrocidades contra milhares de vidas inocentes.
Figuras conhecidas do Fascismo
Após saber o que é Fascismo, saiba haver alguns nomes muito conhecidos que fizeram parte da construção histórica da ideologia. Muitos deles foram responsáveis por tirar a vida de várias pessoas, com a fala de que era pelo bem da nação.
Benito Mussolini
Benito Mussolini é o responsável por criar e difundir por toda a Itália o termo Fascismo. Falamos mais acima sobre o que é Fascismo e a sua origem, que o país atravessava um problema grave no setor econômico e Mussolini usou de sua ideologia exatamente nesta época, o que lhe faz ganhar mais respeito e notoriedade.
Adolf Hitler
Mais um nome conhecido, que fez parte da história de uma maneira cruel: Hitler. Líder do nazismo alemão, responsável por instaurar o fascismo de uma maneira realmente violenta, responsável por caçar pessoas por suas origens, raças e diferentes pensamentos durante a 2° Guerra.
António Salazar
Um ditador português, o qual fez parte de muitos ministérios e que governou o país de maneira autoritarista. Um termo típico do que conhecemos do Fascismo, que era muito comum de ser utilizado na década de 20, 30 e 40 em diante.
Francisco Franco
Mais um ditador, porém este era espanhol, militar e que fez parte do golpe de estado que ia contra o governo republicano. Isto fez com que acontecesse uma Guerra Civil, mais conhecida por A Cruzada ou Sublevação.
O Fascismo no Brasil: conheça o Integralismo
Após aprender o que é Fascismo, aqui no Brasil a sua aparição aconteceu através de Plínio Salgado, que criou o AIB. A extrema-direita brasileira era totalmente inspirada no fascismo italiano, e mesmo após anos da criação do AIB, o integralismo permanece em atividade.
Em outro post falamos sobre Fascismo no Brasil, e a sua aparição se deu especificamente em 2019 a 2022. Há quem diga que o ex-governo não era fascista, mas sim, era. As suas ideologias de Deus, Pátria e Família fazem parte das características fascistas que falamos no segundo tópico.
1 comentário em “O que é Fascismo: entenda o fenômeno político!”