A batalha de Tannenberg foi um evento importante da história ocorrido durante o período da Primeira Guerra Mundial envolvendo a Rússia e a Alemanha no confronto. Saiba mais sobre a batalha de Tannenberg, quando ocorreu, o motivo da batalha e quem a venceu.
O que foi a Batalha de Tannenberg?
A batalha de Tannenberg foi um confronto entre a Alemanha e a Rússia durante a Primeira Guerra Mundial no ano de 1914 na região sul de Allenstein, na Prússia Oriental, em uma tentativa do exército russo prestar auxílio a França que estava na frente ocidental, atacando a frente Oriental alemã obrigaria os alemães a enviarem tropas contras os russos tirando sua atenção do lado ocidental.
Durante a batalha de Tannenberg, o exército alemão era comandado pelo General Paul von Hindenburg, após a troca do General von Prittwitz devido à sua derrota na batalha do Rio Vístula na Polônia. E o exército russo estava dividido em duas tropas comandadas pelos generais Rennenkampf e Samsonov.
Quem ganhou a Batalha de Tannenberg?
Mesmo com o exército estando com um número menor de homens, a batalha de Tannenberg foi vencida pelo exército alemão devido a falhas do exército russo, como a interceptação de mensagens que não estavam codificadas e a inimizade existente entre os dois generais russos. Além da grande distância nas quais as duas tropas russas se encontravam uma da outra, dificultando-as de se auxiliarem em combate caso precisassem.
Como ocorreu a Batalha de Tannenberg?
A batalha ocorreu com os alemães atacando o flanco esquerdo comandado por Samsonov usando seis divisões do exército. Enquanto o flanco direito de Rennenkampf era atacado pelo restante das tropas, inicialmente por apenas uma infantaria. A ação dos alemães era fácil por conta da ausência de comunicação entre os generais russos.
Os avanços alemães fizeram Samsonov recuarem de maneira desordenada influenciado pela falta de comunicação e dos problemas de locomoção devido às estradas e ferrovias da área estarem em péssimo estado na região onde a batalha ocorreu.
Os russos tentaram um contra-ataque mas os contínuos avanços dos alemães os fizeram fugir para uma densa floresta. Os alemães conseguiram fazer cerca de 90 mil prisioneiros na batalha de Tannenberg, além de acabar com metade do exército comandado por Samsonov, que cometeu suicídio por conta da derrota.
Ainda no mês seguinte, em setembro, os alemães conseguiram conter outra tentativa de avanço do General Rennenkampf.
Quanto tempo durou a Batalha de Tannenberg?
A batalha de Tannenberg durou cerca de quatro dias de combate. Indo de 26 de agosto de 1914 à 30 de agosto de 1914.
Quando aconteceu a batalha de Tannenberg?
A batalha de Tannenberg aconteceu durante a metade dos primeiros meses de conflitos do início da Primeira Guerra Mundial, no ano de 1914.
Uma curiosidade, apesar de não ter acontecido realmente em Tannenberg, a batalha recebeu esse nome por conta da batalha de 1410 onde o exército teutônico foi derrotado pelos exércitos poloneses e lituanos. Sendo uma tentativa de compensar a derrota do passado e aumentar o nacionalismo alemão que existia na época da Primeira Guerra Mundial.
Apesar do fato dos alemães terem vencido a batalha de Tannenberg, o exército russo conseguiu cumprir seu objetivo principal de tirar a atenção dos alemães da frente ocidental, facilitando as chances do exército francês de contra-atacar na batalha do Marne.
2 comentários em “Batalha de Tannenberg: o que foi?”