Um cenário de crise econômica e muitas mortes representam como ficou a Europa após a Primeira Guerra Mundial. Os países europeus ficaram devastados, com sérios problemas estruturais, financeiros e emocionais.
Antes de 1914, a Europa vivenciou a Belle Époque, período de paz e prosperidade. Em 1918, quando o conflito terminou, o que sobrou foram as lembranças de um momento feliz, substituído por fome e miséria.
Como ficou a Europa após a Primeira Guerra Mundial?
As principais consequências após o grande conflito foram a ascensão de uma nova potência mundial, fim de impérios no Sudeste europeu, surgimento de novos países e a revolução socialista. Esses pontos definem como ficou a Europa após a Primeira Guerra Mundial.
O império russo, alemão, turco-romano e o austro-húngaro chegaram ao fim. No território desses antigos impérios, surgiram novos países. Durante a guerra, uma forte gripe espanhola atingiu os soldados, aqueles que sobreviveram e voltaram para suas casas, motivaram uma pandemia que matou aproximadamente 30 milhões de pessoas.
Estradas, hidrelétricas, ferrovias, hospitais e habitações foram destruídos, com isso, os países europeus precisaram reconstruir toda essa estrutura. A população perdeu parte dos homens jovens e muitas pessoas perderam seus empregos – com isso, a instabilidade econômica e social deu força aos regimes totalitários.
Como ficou a economia da Europa?
A guerra provocou a inflação no continente europeu, fato esse que ainda não era vivenciado pelo povo. A moeda europeia perdeu valor rapidamente. Havia desemprego, fome, doenças, eram necessários bilhões de euros para reconstruir as grandes potências depois da forma como ficou a Europa após a Primeira Guerra Mundial.
Como citado acima, a economia diz bastante sobre como ficou a Europa após a Primeira Guerra Mundial. Afinal, durante os quatro anos, os países envolvidos dedicaram 50% do seu PIB ao esforço do conflito.
Como a Europa conseguiu se reerguer depois da guerra?
Para reconstruir o estado devastador em como ficou a Europa após a Primeira Guerra Mundial, os vencedores fizeram a Alemanha, derrotada, arcar com as despesas, que eram cerca de 32 bilhões de marcos de euros.
Era necessário muito esforço para salvar os países da situação de como ficou a Europa após a Primeira Guerra Mundial. Os países precisaram recorrer a empréstimos, por causa disso, acabaram se endividando, tanto internamente como externamente.
Os Estados Unidos emprestaram dinheiro para os países da Europa, a ideia era evitar o avanço da União Soviética, e assim, os americanos garantiram presença capitalista no continente europeu.
Porém, o dinheiro deveria ser usado para comprar produtos norte-americanos. Os EUA se tornaram o principal credor dos europeus. A França modernizou suas ferramentas de produção depois da guerra, e com a ascensão do fordismo que surgia dos Estados Unidos, deu-se início a linha de trabalho nas indústrias automobilística e nas minas. Em 1924 a Europa começou a prosperar novamente.
Assim, podemos entender como ficou a Europa após a Primeira Guerra Mundial. Esse conflito trouxe vários desdobramentos. Entrou para a história como o embate mais sangrento. Posteriormente, o sentimento de revolta e vingança da Alemanha por ter que arcar com as despesas se torna o estopim para a Segunda Guerra.