O Fascismo no Brasil: Conheça o Integralismo

O Fascismo no Brasil: Conheça o Integralismo
o fascismo no brasil conheça o integralismo

O Fascismo no Brasil teve como inspiração as doutrinas de países estrangeiros e, através deles, foram criadas vertentes que ganharam força nos últimos tempos. Se você não conhece ou nunca ouviu falar, explicaremos agora o que é o fascismo e integralismo, confira.

Características do Fascismo

Dentre as principais características do Fascismo no Brasil e no mundo, estão: governo nacionalista, que ama a bandeira, é totalmente autoritário, fácil de manipular as pessoas através de religião ou mídia.

Havia durante o fascismo mais antigo, o totalitarismo. O governo controlava totalmente todo e quaisquer direitos dos cidadãos, tanto cultural quanto econômica e politicamente.

Características do fascismo
Características do fascismo. Fonte/Reprodução: original

A respeito do corporativismo, este termo era usado em sindicatos criados na Itália, durante o governo de Mussolini. Os colaboradores tinham os seus respectivos chefes, e todos os setores profissionais eram supervisionados regularmente pelo Partido Nacional Fascista. Todos deveriam estar em plena harmonia com as ideologias do governo.

Uma das principais características deste período, era a respeito do militarismo. Vimos muitos episódios a respeito desta questão durante o Fascismo no Brasil, liderado pelo ex-presidente da república entre os anos de 2019 – 2022. O uso de violência e o envio de recursos exacerbados ao exército era muito comum.

O que é Integralismo?

Trata-se do Fascismo no Brasil que tinha como líder, Plínio Salgado, responsável por fundar, em 1932, a Ação Integralista Brasileira. Era um dos movimentos da extrema-direita na década de 30 e que se tornou popular ao longo do tempo.

Veja que o Fascismo no Brasil, dentro do Integralismo, é, comumente, empregado os termos de: Deus, Pátria, Família. Temos certeza de que você já ouviu estas palavras em algum momento da sua vida, e os termos foram usados como forma de manipulação em cima de milhões de pessoas.

Além disso, o Fascismo no Brasil usa regularmente Deus no meio de tudo. Isto faz com que as pessoas esqueçam do principal: governar pelo povo, para o povo. E simplesmente deixavam de lado questões como saúde, segurança, cultura, etc.

Característica do Integralismo

Dentre as características do Fascismo no Brasil, temos a defesa das propriedades privadas, nacionalismo e moralismo. Em sua ideologia vemos que são praticados os valores cristãos, luta contra o comunismo e liberalismo da economia.

característica do integralismo
característica do integralismo. Fonte/Reprodução: original

Não podemos esquecer que as principais características mais marcantes do Fascismo no Brasil se dão pela crítica a esquerda, a confusão entre os termos “Socialismo” e “Comunismo”, e a falsa crença de que o Brasil pode ser modificado.

Figuras do Integralismo

Dentre os principais nomes mais famosos e conhecidos que lideraram o Fascismo no Brasil, há Plínio e Gustavo Barroso. Foram os nomes mais marcantes durante muito tempo na história brasileira, e falaremos sobre ambos abaixo. Confira:

Plínio Salgado

Plínio Salgado era um jornalista, que apoiava o sistema ditatorial exercido por Getúlio Vargas, e é o responsável por fundar a Ação Integralista Brasileira. A sua principal inspiração veio de governos fascistas, como o de Mussolini, na Itália.

Gustavo Barroso

Um dos maiores apoiadores e líderes da AIB, se chamava Gustavo Barroso. Era um antissemita (que prática racismo contra judeus), e os seus princípios e ideais estavam totalmente interligados com os de Adolf Hitler.

Fascismo no Brasil nos dias de hoje

O Fascismo no Brasil aconteceu, conforme mencionado, entre 2019 e 2022, porém foi entre 2020 e 2021 que vimos, de fato, como esta ideologia é perigosa, não acrescenta em nada no crescimento do país, e serviu somente para gerar mais ódio entre as pessoas.

O ataque a opiniões contrárias cresceu exponencialmente e muitos cidadãos se viram obrigados a não falarem sobre política, a fim de evitar não serem feridos ou mortos. Vidas foram negligenciadas, alvos de piadas, a saúde foi deixada de lado e os militares foram nutridos de diferentes maneiras.

O saudosismo a pátria foi tão grande que, em um momento importante do Brasil, o qual é o 7 de setembro, aconteceu uma cena extremamente desagradável e que virou chacota ao redor do mundo, mas que por seus apoiadores foi uma grandiosa cena.

Com isso, você conheceu mais sobre o Fascismo no Brasil, suas características e muito mais. Então, se você quer saber mais sobre outros eventos e momentos históricos, continue navegando em nosso site.

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também