Batalha de Marne: O que foi?

Batalha de Marne: O que foi?
batalha de marne o que foi

Apesar de a Primeira Guerra Mundial ser o menos conhecido dos dois conflitos que abalaram o mundo já no início do século XX, a Batalha do Marne certamente é uma das mais lembradas. Travada em território francês, essa batalha foi decisiva porque marcou o início da guerra de trincheiras.

Tudo o que é relacionado à Batalha do Marne revela o seu significado e sua importância para a mudança de rumos da Primeira Guerra Mundial: onde ocorreu, seus participantes e quem venceu o combate.

O que foi a Batalha de Marne?

Para entender o que foi a Batalha do Marne é preciso lembrar que a Primeira Guerra foi historicamente dividida em dois momentos. O primeiro deles foi a guerra de movimentos e o segundo a guerra de fronteiras.

o que foi a batalha de marne
Fonte/Reprodução: original

Na guerra de movimentos, os combates eram muito rápidos e os soldados literalmente se movimentavam para ganharem território inimigo de forma acelerada. Foi assim que os soldados alemães invadiram e conquistaram uma parte da Europa em pouquíssimo tempo.

No entanto, a guerra de movimentos acabou rapidamente com a reação dos adversários dos alemães, que eram os exércitos francês, inglês e russo. É justamente a Batalha do Marne que marca o fim da guerra de movimentos e o começo da de trincheiras.

O que ocorreu na batalha de Marne?

No ano de 1914, a Alemanha buscava avançar rapidamente pela Europa a fim de invadir o território francês. Conforme o Plano Schlieffen, o exército chegaria à França em seis semanas. Isso justificou o avanço veloz da guerra de movimentos.

Mas a Alemanha foi parada em seu avanço na batalha do Marne pela Bélgica, que, até então neutra, resolveu aderir ao conflito. A partir daí, o avanço alemão foi contido e a Primeira Guerra tornou-se mais equilibrada, o que a deixou mais lenta. Os soldados foram obrigados a combater nas trincheiras.

Quem ganhou a batalha de Marne?

A batalha em torno do rio Marne ocorreu quando a Bélgica não aceitou a invasão alemã e se defendeu ao lado da França. Mas outro participante da Primeira Guerra entrou nesse combate: a Inglaterra. Com o auxílio do exército inglês, a Alemanha não conseguiu avançar. Disso resultou a vitória dos exércitos francês e inglês.

Quantas pessoas morreram na batalha de Marne?

O conflito da batalha do Marne foi tão violento e decisivo, que estima-se um total de 250 mil mortes, onde 80 mil eram de soldados franceses e quase 13 mil de ingleses. No lado da Alemanha, a estimativa é que o número de soldados mortos foi o mesmo dos franceses.

Onde ocorreu a batalha de Marne?

A devastadora Batalha de Marne ocorreu em torno do rio Marne, na França, e durou de 5 a 12 de Setembro de 1914. Foi a partir desse território que as trincheiras passaram a ser construídas nos dois lados do conflito.

onde ocorreu a batalha de marne
Fonte/Reprodução: original

Ainda que a Primeira Guerra seja um conflito bélico que se arrastou por anos, combates como a Batalha de Marne se tornaram marcantes devido à sua importância nos rumos da guerra. Sem a vitória da França e da Inglaterra nessa batalha, a Alemanha teria avançado e entrado em combate mais cedo com o exército russo, seu principal objetivo. É impossível prever como a guerra teria acabado nessas circunstâncias.

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também