A Terceira Batalha de Ypres, também chamada de batalha de Passchendaele, foi um confronto entre os alemães contra os Aliados. O objetivo dos Aliados era conquistar as zonas sul e leste de Ypres, que eram consideradas estratégicas.
A Bélgica foi um dos países europeus mais afetados da Primeira Guerra Mundial, com constantes embates e cidades inteiras destruídas. Em 19 de outubro de 1914, próximo à cidade belga de Ypres, a Tríplice Entente e os alemães iniciaram a primeira batalha para controlar os pontos mais vantajosos da cidade na costa norte da Bélgica.
O que foi a Terceira Batalha de Ypres para a história?
A Terceira Batalha de Ypres foi um conflito sangrento da Primeira Guerra e resultou em quase 1 milhão de mortos. Houve um grande impasse, onde o exército alemão resistiu mesmo com um clima úmido e de todas as batalhas que ocorreram em Ypres, essa foi a mais brutal.
Como nenhum dos exércitos conseguia avançar, os Aliados passaram a concentrar seus esforços em alguns pontos. Após isso, os alemães recuaram e os canadenses tomaram Ypres. Durante a batalha foram utilizados 136 tanques, mas apenas 52 conseguiram avançar, no entanto, os veículos não foram de muita utilidade na batalha.
Qual o local em que ocorreu a Terceira Batalha de Ypres?
A Terceira Batalha de Ypres aconteceu em Passchendaele, na Bélgica, de 31 de julho de 1917 até 10 de novembro do mesmo ano e foi onde o massacre ocorreu, resultando em 4 milhões de soldados mortos em ambos os lados.
Passchendaele fica situada ao leste de Ypres, próximo de um entroncamento ferroviário em Roulers, parte vital para o abastecimento do Quarto Exército Alemão. A resistência dos alemães em um clima úmido, no começo de inverno, permitiu a eles evitar uma retirada geral.
Quais as causas e consequências da Terceira Batalha de Ypres?
Depois que os alemães tomaram a cidade de Antuérpia, as forças aliadas foram para Ypres, chegando em 19 de outubro para reforçar as tropas belgas e francesas que estavam por lá. No entanto, o exército alemão tinha preparado uma ofensiva destinada a romper as linhas e tomar posse de Ypres.
A Terceira Batalha de Ypres continuou com inúmeros embates, onde os alemães também tiveram que enfrentar obstáculos na Marinha e no Exército, que enfraquecia a moral das tropas do império alemão. Após a batalha de Passchendaele, houve a quarta e a quinta batalha em Ypres, que durante a guerra ficou conhecida como “Os Salientes de Ypres”.
Como a Terceira Batalha de Ypres chegou ao fim e quem foi o responsável pela vitória?
A Terceira Batalha de Ypres terminou com a vitória dos Aliados que, depois da conquista, planejavam avançar para Thouront e bloquear a estrada de ferro controlada pelo exército alemão.
A cidade de Ypres foi marcada por diversos embates brutais e no final da campanha os ganhos de territórios foram mínimos. A batalha de Passchendaele pode ter ajudado a convencer os comandantes do exército alemão de que não se poderia ganhar a guerra sem um golpe final, o que acabou sendo desastroso.