A Batalha do Somme foi travada na Primeira Guerra Mundial e durou mais tempo do que se imaginava, considerada uma das mais longas e com uma das maiores contagens de mortes durante esse período. Mas, apesar de ser tão conhecida como a Batalha de Verdun, Somme é um evento histórico que estudamos sem conhecer mais profundamente seus impactos.
Ela ocorreu na região nordeste francesa, teve como adversários os exércitos da Alemanha e os franco-britânicos, com um número estimado de mais de 1 milhão e meio de mortes. Sabemos que se trata de um conflito sangrento que arrasou a participação alemã e o país certamente sofreu severas consequências.
O que foi a Batalha do Somme?
A Batalha do Somme foi um embate da Primeira Guerra Mundial que uniu Inglaterra e França contra a Alemanha em julho a novembro de 1916 e ganhou esse nome por ter ocorrido ao longo do rio Somme. Foi uma das mais expressivas batalhas entre trincheiras, onde mais de 3 milhões de soldados lutaram por 5 meses.
A ofensiva em Somme é lembrada pelo exército britânico como o pior dia da história, quando, apenas no primeiro dia de batalha, a nação perdeu 19 mil soldados. O objetivo era, certamente, enfraquecer a Alemanha, contudo se tornou uma carnificina que abalou a Europa e toda a humanidade.
Quais os motivos que culminaram na Batalha do Somme?
A Batalha de Somme foi travada a partir de uma frente ocidental formada pelos ingleses e os franceses que objetivaram forçar que as tropas do Império Alemão fossem retiradas da região de Verdun, isso porque os alemães vinham atacando as posições francesas desde fevereiro do mesmo ano.
Os franceses, localizados em Verdun, sofriam pressão alemã, o que fez da ação em Somme uma necessidade urgente. Porém, os britânicos desempenharam o papel principal. Uma ideia predominava, a de que a “Terra de Ninguém”, o espaço entre duas trincheiras inimigas – deveria ser abatida.
Onde aconteceu e como encerrou a Batalha do Somme?
A região do Rio Somme, norte da França, foi escolhida pelos países da Tríplice Entente como o local para um dos ataques em conjunto planejados desde 1915. A Batalha do Somme aconteceu ali por conta das tropas inglesas e francesas poderem se encontrar com maior facilidade. Então, já previam que a mesma iria começar no final de 1916.
Mas o que não sabiam era que a Alemanha lançaria ataques em fevereiro, o que ficou conhecido como a Batalha de Verdun. Isso levou a Entente a antecipar a ofensiva no Somme (entre junho e julho). Claramente, eles queriam que os alemães retirassem suas tropas, a ponto de facilitar a entrada dos franceses.
Bombardeios do 1º de julho até à “Terra de Ninguém”
De início, França e Inglaterra posicionaram-se frente os alemães com bombardeios ao longo do Somme por uma semana. Além de tentarem forçar o recuo alemão com o poder militar que já tinham, abriram 20 túneis lotados de explosivos abaixo de onde os alemães estavam. No dia 1º de julho, os enormes estrondos foram ouvidos a mais de 200 quilômetros, até de quem estava em Londres, segundo relatos da Primeira Guerra Mundial.
No entanto, as explosões nos túneis não abalaram as posições alemãs, pois nem mesmo a área com arame farpado foi destruída. Em seguida, tanto as tropas idealizadoras da Batalha do Somme quanto os alemães, avançaram passando pelas linhas de trincheiras até a “Terra de Ninguém”.
Esse momento ficou conhecido como uma verdadeira “corrida mortal”, onde os britânicos se prepararam para impedir que os alemães vencessem. Outros relatos expressam que o cenário era de fogos do inferno. Ao esperar o momento certo, os alemães reagiram com suas metralhadoras pegando os soldados opostos de surpresa.
Como ela encerrou
Depois do fatídico 1º de julho, a Batalha do Somme seguiu por mais quatro meses em 1916. Em resumo, foram enfrentadas sucessivas tentativas de avanços pelas tropas franco-britânicas. Mas a última ofensiva começou no dia 13 de novembro e perdurou até o dia 18.
A essa altura já não tinham mais combates e a Batalha do Somme terminou com uma pequena conquista de 10 quilômetros à frente da região para ingleses e franceses. Isso não significou uma grande vitória, visto que eles lutaram numa frente de menos de 40 quilômetros.
Qual foi o número de vítimas na Batalha do Somme?
Na história da Primeira Guerra Mundial, nunca houve tantas perdas em um único dia como na Batalha do Somme, no bombardeio do 1º de julho. O número chegou a 58 mil mortos apenas no lado dos britânicos. No total, as baixas após tantos combates nas trincheiras e linhas de frente no rio Somme somaram mais de 1 milhão para os dois lados.
Entre os combatentes alemães na Batalha do Somme, estava Adolf Hitler, que na época tinha 25 anos e atuava como soldado voluntário. Do outro lado, o escritor J.R.R. Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis, lutou na Batalha do Somme junto aos britânicos. Além disso, foi a primeira vez que uma guerra foi documentada em filme: o documentário Batalha do Somme foi exibido no cinema para 20 milhões de pessoas no Reino Unido.
Se você deseja conhecer mais sobre A Batalha do Somme e seus efeitos na Europa durante a Primeira Guerra Mundial, continue a ler nossos resumos e textos com detalhes impressionantes.