Durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), o Nacionalismo Alemão ganhou muita força e foi usado como discurso a favor da participação do então Império Alemão na guerra, alimentada pela rivalidade industrial entre a Alemanha e a Inglaterra e a rivalidade com a França, que tinha um ódio contra os germânicos pela derrota na guerra franco-prussiana, que resultou na França perdendo os territórios de Alsácia e Lorena.
O que era o Nacionalismo Alemão?
O Nacionalismo Alemão era uma visão de superioridade do Império Alemão que visava competir e superar os Franceses e Britânicos e assumir o controle e o poder mundial, a visão de rivalidade alimentada pela visão racialista e messiânica de que os germânicos eram superiores às outras “raças”.
Qual a diferença entre o Nacionalismo Alemão e o Pan-germanismo?
Enquanto o Nacionalismo Alemão era uma visão de superioridade racial germânica com ideias de dominação e darwinismo social, o Pan-germanismo era uma ideia mais territorial e de unificação do povo, ele pregava a anexação total de todos os povos considerados germânicos da Europa central em um só, essa ideia foi muito alimentada com o surgimento do Nacionalismo Alemão e depois com a unificação alemã.
A expansão deste pensamento acabou por afetar vários povos, entre eles os Judeus Alemães, que já sofriam preconceitos, e passaram a sofrer mais ainda quando países do leste europeu, que já tinham preconceito com eles, começaram a adotar os pensamentos pan-germânicos.
Como o Nacionalismo Alemão afetou a Alemanha?
Pensamentos racistas e xenófobos, juntos de um sentimento de superioridade perante outros povos foram algumas das várias consequências do Nacionalismo Alemão dentro do território alemão, consequências estas que acabaram por chegar em outras regiões.
Foi uma junção de fatores que levaram à Primeira Guerra Mundial, que resultou em uma enorme destruição em toda a Europa, principalmente na Alemanha, que além de tudo teve a sua economia destruída e foi considerada a culpada pela guerra.
Por que o Nacionalismo Alemão foi um fator importante na Primeira Guerra Mundial?
A imagem de superioridade alemã passada para os cidadãos alemães através do Nacionalismo Alemão no final do século XIX e no início do século XX gerou uma onda de ódio, preconceito e xenofobia contra povos vizinhos, que eram vistos como inferiores e que deveriam se curvar perante à Alemanha.
Todo esse preconceito enraizado na cabeça dos alemães foi usado como combustível para a entrada e a contínua participação na guerra, onde a Alemanha usou o sentimento patriótico e o nacionalismo alemão para atrair jovens para os campos de batalha sob a ilusão de que voltariam como heróis já que a Alemanha estava predestinada a vencer a guerra, mas não foi bem isso o que aconteceu.
A Alemanha foi derrotada e sofreu prejuízos enormes e cerca de 1.700.000 mortes, muitos deles eram soldados menores de idade, que mentiam a idade para poderem ir à guerra e se tornaram “heróis”.