Como a Primeira Guerra Mundial terminou?

Como a Primeira Guerra Mundial terminou?
como a primeira guerra mundial terminou

A Primeira Guerra Mundial foi um confronto armado iniciado no ano de 1914, a guerra teve seu início por causa da crescente rivalidade e instabilidade política que vinha rondando as grandes potências da Europa na época. 

Mas você sabe o que deu fim ao conflito no ano de 1918? Saiba o que levou e quais razões ajudaram a Primeira Guerra Mundial ter seu encerramento. 

Como o Tratado de Versalhes contribuiu para o fim da Primeira Guerra Mundial?

Apesar de não ter sido o primeiro tratado de paz para dar fim à Primeira Guerra Mundial, o Tratado de Versalhes é com certeza o mais famoso. Assinado em 28 de junho do ano de 1919, neste tratado a Inglaterra e a França exigiram da Alemanha acordos de rendição considerados atualmente bastante severos. 

Os alemães tiveram que devolver territórios, principalmente para a França, dando grande de suas matérias-primas como ferro e carvão, além de precisar pagar indenização para ambos países, o que ajudou a Alemanha entrar em uma grande crise econômica. Além disso, foi negado à Alemanha sua participação na Liga das nações. 

Como o envolvimento dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial contribuiu para o fim da guerra?

Antes de ter um envolvimento direto no confronto, os Estados Unidos já vinha ajudando os franceses e britânicos com armas e suprimentos. Até que no ano de 1917, os estadunidenses enviaram suas tropas para a Europa para ajudar os exércitos da Aliança. 

como o envolvimento dos estados unidos na primeira guerra mundial contribuiu para o fim da guerra
Envolvimento dos Estados Unidos. Fonte/Reprodução: original

A entrada dos Estados Unidos em campo de batalha ocorreu para que o país conseguisse lucrar e pagasse as dívidas feitas ajudando estas nações, eles precisavam vencer a guerra. Outro motivo foi que submarinos alemães começaram a rondar a região do Atlântico o que causaria efeitos negativos para o comércio e poder estadunidense naquela área de navegação. 

E claro, quando um navio britânico afundado pelos alemães que haviam americanos em sua tripulação, foi crucial para a entrada do país americano na Primeira Guerra Mundial. Onde o país foi muito importante pois eles pegaram as tropas alemãs já cansadas dos três anos de guerra que já vinham acontecendo. 

Qual foi o papel das Potências Aliadas no fim da Primeira Guerra Mundial?

As potências Aliadas foram formadas inicialmente pelos países que faziam parte da Tríplice Entente, Inglaterra, França e Rússia, esses países lutaram desde o início do conflito contra os países das Potências Centrais.  

qual foi o papel das potências aliadas no fim da primeira guerra mundial
Papel das potências aliadas. Fonte/Reprodução: original

Ao longo da guerra, essas potências foram recebendo novos aliados como a Itália, que antes faziam parte da Tríplice Aliança, e outros países como Japão, Brasil, Portugal e Estados Unidos. Apesar da saída da Rússia em 1917 devido problemas dentro do país, a Aliança manteve seu forte desempenho no confronto que foi essencial para o final da Primeira Guerra Mundial.

Qual foi o papel das Potências Centrais no final da Primeira Guerra Mundial?

Formada pelos países da Tríplice Aliança, as Potências Centrais eram formadas pelo Império Alemão, Império Austro-Hungáro, Bulgária e Império Otomano, a atual Turquia, no início a Itália também fazia parte deste grupo. 

Nos primeiros anos da Primeira Guerra Mundial, as Potências Centrais possuíam grandes desempenhos nas batalhas, conseguindo avançar pela Europa conseguindo territórios como na França e na Bélgica. 

No entanto, com o decorrer da guerra esses países começaram a perder sua força devido às táticas das trincheiras, armas como gases e artilharia, além da entrada do exército americano que trouxe uma grande vantagem aos países da Aliança. 

Como o Armistício de 11 de novembro de 1918 contribuiu para o fim da Primeira Guerra Mundial?

O primeiro passo para o fim da Primeira Guerra Mundial foi o Armistício de Compiègne, acordo de paz que colocava fim nas batalhas no front, o armistício foi assinado pelo Comandante-Chefe da Tríplice Entente, Marechal Ferdinand Foch, Hope, Rosslyn Wemyss e como representante da Alemanha, Matthias Erzberger. 

O encontro foi feito dentro de um vagão restaurante de um trem na região de floresta da cidade de Compiègne, o armistício pôs fim aos confrontos até a resolução dos acordos propostos pelo Tratado de Versalhes que daria um fim total à Primeira Guerra Mundial. 

Apesar de ter dado um fim a Primeira Guerra Mundial, a grande repreensão que o Tratado de Versalhes fez sobre a Alemanha, gerou uma enorme crise econômica e política no país. Além da grande sensação de humilhação que o povo alemão sentia em relação a sua derrota, o que anos mais tarde abriria espaço para o Partido Nazista e o estopim para a Segunda Guerra Mundial. 

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias populares

Leia também