Tratado da Primeira Guerra Mundial: conheça os principais!

Tratado da Primeira Guerra Mundial: conheça os principais!
tratado da primeira guerra mundial conheça os principais!

Você com certeza já ouviu falar de um tratado da Primeira Guerra Mundial, no qual foram feitas principalmente imposições territoriais aos envolvidos no conflito. Muitos desses tratados culminaram em consequências posteriores, que refletiram ao longo da história.

A vitória da Tríplice Entente, por exemplo, começou a gerar discussões sobre quais seriam as regras impostas aos países derrotados. Ao contrário do que o presidente norte-americano sugeriu, o tratado firmado impôs duras consequências, principalmente para a Alemanha.

Qual foi o principal tratado da Primeira Guerra Mundial?

O principal e mais famoso tratado da Primeira Guerra Mundial foi o Tratado de Versalhes. Foi nesse tratado que os franceses e ingleses criaram os termos da rendição alemã, o que contribui para a crise econômica vivenciada pela Alemanha posteriormente. 

qual foi o principal tratado da primeira guerra mundial
Fonte/Reprodução: original.

Os historiadores consideram esse um tratado da Primeira Guerra Mundial extremamente rígido.O Tratado de Versalhes foi firmado no dia 28 de junho de 1919, e suas principais imposições foram territoriais. A Alemanha teve suas colônias repassadas aos franceses e ingleses, inclusive a Alsácia-Lorena, que foi uma região conquistada pela Alemanha na Guerra Franco-Prussiana.

Outros tratados assinados na Primeira Guerra

Foram firmados cerca de 16 tratados de paz na Primeira Guerra Mundial, e todos eles deixaram consequências ao longo da história. O Tratado de Versalhes, por exemplo, fortaleceu o autoritarismo e ideias radicais, que resultaram no surgimento do Partido Nazista.

Entre os tratados que marcaram a história, podemos citar o Tratado de Brest-Litovsk, Tratado de Saint-Germain-en-Laye, Tratado de Neuilly, Tratado de Sévres, Tratado de Trianon e Tratado de Lausanne. Conheça mais detalhes sobre eles abaixo.

Tratado de Brest-Litovsk

Firmado no dia 3 de março de 1918, este tratado da Primeira Guerra Mundial foi assinado entre os bolcheviques e os impérios centrais. Isso resultou em grandes consequências para a Rússia, que perdeu cerca de 30% da sua população e muitos dos seus territórios ocidentais foram repassados para a Alemanha.

Tratado de Saint-Germain-en-Laye

Foi neste tratado firmado no dia 10 de setembro de 1919 que houve o desmembramento do Império dos Habsburgo, que foi construído ao longo de 700 anos. Assinado entre os Aliados e a Rússia, o Tratado de Saint-Germain-en-Laye foi motivo de muitos conflitos posteriores.

Tratado de Neuilly

Mais um tratado da Primeira Guerra Mundial, o Tratado Neuilly foi firmado entre a Bulgária e os aliados, no dia 27 de novembro de 1919. Ele alterou as fronteiras da Bulgária, que perdeu suas regiões para o novo Estado iugoslavo, para a Romênia e para a Grécia.

Tratado de Sévres

Este tratado foi negado por nacionalistas turcos, que lutavam pela independência da Turquia. Ele foi firmado em 10 de agosto de 1920, mas liderados pelo general Mustafa Kemal Ataturk, os nacionalistas turcos tiveram grandes vitórias militares e impuseram um novo tratado, o Tratado de Lausanne.

Tratado de Trianon

O Tratado de Trianon foi um tratado da Primeira Guerra Mundial assinado pelas potências perdedoras. Ele tratava da rendição da Hungria aos Aliados, que perdeu dois terços do seu território e cerca de três milhões de húngaros ficaram na região estrangeira. O tratado foi firmado no dia 4 de junho de 1920.

Tratado de Lausanne

Por fim, o Tratado de Lausanne foi assinado no dia 24 de julho de 1923, e foi responsável por definir países e desenhar novas fronteiras. Síria e Líbano ficaram com a França, a Turquia perdeu suas posses árabes, mas ficou com a Anatólia e os Estreitos. Essas foram algumas imposições desse tratado da Primeira Guerra Mundial.

Cada tratado da Primeira Guerra Mundial impôs duras consequências para as nações perdedoras, além do grande número de mortes ocorridas nesse período. Continue nos acompanhando para aprender mais sobre esse momento histórico que foi a Primeira Guerra Mundial!

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também