A primeira guerra mundial se iniciou por causa de um grande choque de interesses entre grandes nações européias no início do século XX, mas esse conflito não aconteceu ou começou do nada, pois entre essas nações existiam grandes tensões nacionalistas, que acabaram formando alianças militares que tinham objetivos parecidos, assim gerando dois pólos entre três países.
De um lado tínhamos Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, formando assim a tríplice aliança, que buscavam interesses econômicos e imperialistas, que eram interesses opostos ao outro lado formado pelos países, Inglaterra, Rússia e França, denominados como tríplice entente.
O que foi a Primeira Guerra Mundial?
Essa guerra começou no ano 1914 e se encerrou em 1918 e sua marca foi os conflitos que ocorriam primordialmente nas trincheiras que foram formadas na guerra.
No geral, a primeira guerra mundial foi um marco da história de toda humanidade, pois foi a primeira ocorrida no século XX e que mobilizou diversas nações, vertendo diversos recursos desses países para o combate. Por toda essa mobilização acabou gerando traumas drásticos numa nação onde jovens cresceram com notícias de mortes, bombas e horrores que uma guerra propícia.
A primeira guerra mundial colocou nos históricos de óbitos um saldo de quase 10 milhões de mortes.
Quais as causas para a Primeira Guerra Mundial?
Suas causas são bem complexas, tudo porque não se dá por um único motivo, podemos dizer que são resquício de problemas mal resolvidos no século anterior, culminando em rivalidades econômicas, alianças militares e sobretudo tensões nacionalistas.
De modo geral, suas causas buscavam a notoriedade dos países em combate, para mostrarem poderio militar ou ideias imperialistas e nacionalistas e acima disso os adversários buscavam serem poderosos em armas, sendo assim a primeira guerra mundial tinha como bandeira de fundo uma verdadeira corrida armamentista.
Qual o objetivo da Primeira Guerra Mundial?
O objetivo central para ter ocorrido a primeira guerra mundial foi o de fortalecimento das nações que assim acabaram pela tangente criando uma grande corrida armamentista, sendo assim as nações que se identificavam se uniram em acordos de cooperação para que esse objetivo fosse alcançado.
Quando a Primeira Guerra Mundial se encerrou?
A primeira guerra mundial se encerrou após a tríplice aliança, encabeçada pela Alemanha, ser derrotada humilhantemente, fazendo com que o país assinasse um tratado, conhecido como o Tratado de Versalhes, onde continha termos que impunham algumas coisas, como o de não possuírem mais navios e aviões de guerra e que seus soldados recrutados não passassem de 100 mil.
Além disso, a Alemanha acabou perdendo várias de suas colônias na África e para finalizar foi obrigada a pagar indenização astronômica, fazendo com que o país viesse entrar numa recessão econômica na década seguinte.
Quais as consequências da Primeira Guerra Mundial?
Para a grande derrotada Alemanha, a pior consequência foi ter perdido seu território e colônias ultramarinas na Europa e claro, o pagamento de uma multa pesadíssima. Acredita-se que isso acabou gerando, internamente, o surgimento e crescimento das ideias nazistas. Mas, âmbito geral, a guerra teve como pior consequência a perda de mais de 10 milhões de militares e civis.
Contudo, a primeira guerra mundial foi um grande movimento negativo que buscava poderio e que acabou gerando derramamento de sangue e uma grande mancha na história mundial. Ao seu fim a primeira guerra mundial acabou gerando uma reconfiguração do mapa europeu, onde países sumiram, assim como alguns impérios e a criação de algumas nações, que foi o caso da Polônia, Finlândia entre outras.