O Tio Sam é provavelmente a figura mais conhecida mundialmente quando falamos de um símbolo que representa um país inteiro. Mas quem é ele e qual a sua história? Como se tornou esse símbolo importante para os Estados Unidos? É isso que este conteúdo irá mostrar, confira!
Quem é o Tio Sam?
O Tio Sam é um personagem e símbolo que faz parte da cultura estadunidense e como dito, é uma das figuras mais famosas mundialmente representando um país.
O personagem foi criado no ano de 1812 e desde então se tornou a personificação da “nação mais poderosa do mundo”. Desde então se tornou muito influente nos Estados Unidos, com sua influência ficando maior durante o período da Primeira Guerra Mundial, onde ficou mais relevante e famoso por sua icônica imagem apontando o dedo para o leitor.
Qual a história do Tio Sam e os EUA?
Como dito anteriormente o personagem Tio Sam, sendo mais específico, seu nome, surgiu no ano de 1812 no norte de Nova York. Quando soldados que estavam naquela região começaram a brincar com as letras U.S. (United States), que vinham escritas em barris de carne, as ligando ao nome do dono da empresa que fornecia os alimentos, Samuel Wilson, apelidado pelos militares de Uncle Sam.
No ano de 1870 o Tio Sam recebeu sua primeira ilustração, criada pelo cartunista Tomas Nast, como uma forma de homenagem a Abraham Lincoln, utilizando os traços faciais do ex-presidente norte-americano como inspiração para o desenho.
Essa arte caracterizou o personagem que conhecemos, um senhor de idade com cabelo e barbicha branca, vestindo um terno, gravata borboleta com as cores da bandeira dos EUA e uma cartola branca com uma listra horizontal azul com uma estrela branca.
Porém, a versão mais famosa do personagem foi feita no ano de 1917, pelo artista James Flagg, no qual adicionou à imagem do personagem ele com seu dedo indicador apontado para o espectador e a frase “I want you”, em português “Eu quero você”.
A alteração na figura do personagem foi feita a pedido do Exército dos Estados Unidos para utilizá-la como propaganda para a campanha de alistamento americano para a Primeira Guerra Mundial.
Quando surgiu a primeira imagem do Tio Sam?
Como mencionado anteriormente, a primeira imagem do Tio Sam foi criada no ano de 1870, pelo artista Tomas Nast, como uma forma de homenagem a Abraham Lincoln. Já a famosa imagem do personagem apontando seu dedo, feita 47 anos mais tarde, em 1917.
Qual a importância do Tio Sam para os americanos?
Esse personagem se tornou um forte símbolo dos Estados Unidos, representando a expansão do país no cenário mundial e do patriotismo estadunidense. O personagem é tão importante para o país, que no ano de 1961, o congresso dos Estados Unidos tornou oficial o Tio Sam como um símbolo nacional.
E como o Tio Sam é visto atualmente?
Até hoje o Tio Sam é reconhecido não só nos Estados Unidos, mas como no mundo inteiro, inclusive a figura até hoje é representada ou citada em algum tipo de obra da cultura pop estadunidense.
No entanto, ao longo dos anos se tornou um sinônimo negativo no cenário político internacional, sendo usado para criticar diversas decisões dos Estados Unidos no exterior.
Com isso, você conheceu a história do Tio Sam e como ele se tornou um grande símbolo de patriotismo na cultura dos Estados Unidos.