Quem foi o líder do Reino Unido durante a 1ª Guerra Mundial?

Quem foi o líder do Reino Unido durante a 1ª Guerra Mundial?
quem foi o líder do reino unido durante a 1ª guerra mundial

A Primeira Guerra Mundial foi marcada por inúmeros nomes que marcaram o rumo dessa história tão complexa e triste, dentre eles, o líder do Reino Unido, David Lloyd George, o primeiro-ministro de 7 de dezembro de 1916 a 22 de outubro de 1922.

O líder do Reino Unido foi essencial para o decorrer do fim da guerra. Neste texto vamos discorrer sobre tudo que marca seus feitos, realizações e como suas ações impactam as linhas que hoje vemos, ao olhar para trás na Primeira Guerra Mundial.

Quem foi o líder do Reino Unido durante a Primeira Guerra Mundial?

Antes de David Lloyd George chegar ao cargo de primeiro-ministro, quem liderava o Reino Unido era Herbert Henry Asquith, que deu o ultimato no Império Alemão para que sua invasão na cidade belga de Liège fosse interrompida. Tal carta, que determinava um prazo até 4 de agosto para resposta, nunca foi respondida. O silêncio alemão causou desconforto e deixou claro para o Reino Unido a posição deles.

quem foi o líder do reino unido durante a primeira guerra mundial
Líder do Reino Unido. Fonte/Reprodução: original

Por sua popularidade estar em declínio, ele foi substituído por David Lloyd George em 7 de dezembro de 1916. David nasceu em Manchester e teve uma infância bem pobre, e foi o único galês a ter o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido. Ao seguir os conselhos de seu tio, o futuro Conde estudou Direito e conseguiu ingressar na sua vida política ativa e profissional.

George fazia parte do Partido Liberal em 1890, onde ficou até 1945. Ele criou a pensão para idosos, que hoje é chamada de Previdência social. O político se considerava um pacifista, mas isso mudou com a chegada da guerra. A crise de 1915 fez com que seu partido sofresse com mudanças, o que fez ele passar pelos cargos de Ministro das Munições e, em 1916, Secretário da Guerra.

Quais foram as realizações do líder do Reino Unido durante a Primeira Guerra Mundial?

As principais realizações de David Lloyd George foram muito bem recebidas pelo povo, e podem ser caracterizadas por anos:

  • 1915: Coalizão do governo, que se compôs por liberais, conservadores e trabalhistas;
  • 1916: Obrigatoriedade de se alistar para o exército;
  • 1917: Racionamento em todo o país durante o período da guerra.

Outros pontos importantes do seu governo foram:

  • Reformas na educação, habitação, saúde e transporte;
  • Presidiu diante de conflitos sangrentos, os quais levaram a criação da Irlanda do Norte;
  • Envolvimento com o IRA, que causou muita discórdia e ódio da população;
  • Punição da Alemanha de maneira econômica e política

É importante lembrar que Lloyd era um homem com seus princípios políticos muito centrados e, mesmo que controverso, se envolveu diretamente na guerra e seus diversos conflitos.

Qual o impacto do líder do Reino Unido durante a Primeira Guerra Mundial?

O impacto do líder do Reino Unido durante a Primeira Guerra Mundial deve-se ao fato de seu ultimato para que fosse encerrada, além de ter sido os países com maiores concentrações de soldados e participações durante as batalhas.

qual o impacto do líder do reino unido durante a primeira guerra mundial
Impacto do líder do Reino Unido. Fonte/Reprodução: original

O impacto vem diante das escolhas não pacifistas do David Lloyd George, como estar unificado a Tríplice Entente, que deu força aos ataques navais (principalmente com bloqueios), e também auxiliar o país a sair da fome nos desenvolvimentos de 1917.

Qual o ideal do líder do Reino Unido durante a Primeira Guerra Mundial sobre a guerra?

O líder político, David Lloyd George, tinha sua visão centrada nos governos liberais (Liberal Party), que junta ideias como: liberalismo, liberalismo clássico, social-liberalismo. Assim, eles buscavam o bem-estar dos cidadãos em primeiro lugar, e tinham uma visão mais voltada ao conservadorismo.

Qual foi a opinião do líder do Reino Unido durante a Primeira Guerra Mundial sobre o Tratado de Versalhes?

Um dos mais conhecidos tratados de paz na história – e principalmente da Primeira Guerra Mundial –, o Tratado de Versalhes foi feito de maneira rigorosa e visava promover uma crise socioeconômica e política na Alemanha.

David Lloyd George desejava que a Alemanha passasse por isso e, quando a Conferência de Paz de Paris ocorreu, o Reino Unido estava lá para propor, juntamente aos franceses, o tratado que mudaria o mundo – e acabaria por resultar no surgimento o nazismo.

Esse foi um período complexo que reverbera até hoje na história da humanidade, e se você quiser ficar por dentro de tudo sobre a Primeira Guerra Mundial, confira outros posts do nosso site!

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também