É possível dizermos que um único país foi responsável por tamanho arraso que a Primeira Guerra Mundial deixou. Mas, o evento que ocorreu de 1914 a 1918, marcando o século XX com movimentações armamentistas, teve diversos países europeus envolvidos e uma série de causas.
Este foi o primeiro conflito a ter proporção intercontinental, quando foi preciso cada nação mobilizar todos os seus recursos para entrar no combate. O conflito gerou diversos desgastes na sociedade, na política e economia, e principalmente no exército, que enviava soldados constantemente e estes sofriam com as más condições e baixas nos campos de batalha.
O que foi a Primeira Guerra Mundial?
Foi um conflito global armamentista, ocorrido entre julho de 1914 e novembro de 1918, que se centralizou na Europa, porém, chocou os interesses de todo o mundo. Sua motivação foram as transformações que aconteciam no Ocidente, e, como resultado, houve a carnificina de milhões de pessoas de diversas pátrias.
Um dos contextos para entender, aliás, como surgiu a Primeira Guerra, foi o acirramento nacionalista dos países europeus que avançavam para Ásia e África. Enquanto o estopim é considerado o assassinato de uma figura importante, o arquiduque austríaco de nome “Franscico Ferdinando”.
Quais foram as causas para o início da Primeira Guerra Mundial?
Desde o século XIX ocorriam eventos complexos, como rivalidades econômicas, alianças militares, uma corrida nacionalista de conquista territorial, com várias tensões. Nesse contexto, foram os antecedentes e principais causas da Primeira Guerra Mundial:
- Disputa por territórios coloniais na Ásia e África;
- Disputa de mercados internacionais, particularmente entre Inglaterra e Alemanha;
- Alianças militares em dois blocos, a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança;
- Imperialismo e colonialismo, com destaque também para o nacionalismo exacerbado;
- Expansionismo alemão;
- A perda da Alsácia e Lorena pela França, que precisou entregar para a Alemanha;
- Assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando.
Tendo em vista estas principais causas da Primeira Guerra Mundial e outras rivalidades, as nações europeias acabaram por se meterem em dois grupos que nos ajudam a entender a posição de cada.
Quais foram os países que participaram da Primeira Guerra Mundial?
Uma forma de entender o contexto histórico da Primeira Guerra e os países que participaram, tais quais motivados por múltiplos embaraços, é pontuar os fatores da entrada nos blocos da Tríplice Entente e Tríplice Aliança.
Tríplice Aliança
Foi formada por Alemanha, Itália e o Império Austro-Húngaro. Essa união se deu pelos seguintes fatores:
- A Itália foi frustrada pela França na conquista da Tunísia. A nação italiana, então, se junta a nação alemã. Porém, fato curioso da Primeira Guerra Mundial foi que a Itália se recusou e entrou para o lado da Tríplice Entente em 1915;
- No caso da Áustria-Hungria, que era um império com tensões internas por conta de povos de nacionalidades distintas, e declarou guerra à Sérvia que estava com os olhos nas regiões Bósnia e Herzegovina (de domínio austríaco);
- O Império Otomano na Primeira Guerra fez parte do que se chamou de aliança de Potências Centrais, juntamente com a Áustria e a Bulgária. Esse foi o nome do grupo durante a Primeira Guerra, enquanto esta avançava.
Uma hora ou outra, os países que perdiam poder de um lado precisaram de ajuda para combater. Basicamente, o Império Turco Otomano precisou se aproximar da Alemanha que era uma potência militar na Primeira Guerra Mundial.
Tríplice Entente
Formada por Inglaterra (ou Grã-Bretanha), Rússia e França. Essa união aconteceu pelos seguintes fatos:
- Você talvez não sabia antes desse texto, mas a Itália na Primeira Guerra teve que mudar de lado e estava na seguinte situação. Ela estava incomodada pela Áustria-Hungria fazer parte da Tríplice Aliança e ser seus aliados devido às terras irredentas, as quais eram povoadas por italianos, mas dominadas pelos húngaros.
- A França na Primeira Guerra entrou após perder a Guerra Franco-Prussiana (1870-71) e desejar recuperar a Alsácia-Lorena que estava em posse da Alemanha.
- Inglaterra e Alemanha competiam acirradamente, pois seus mercados não conseguiam escoar suas produções de fábrica. Ficaram, então, de lados opostos.
- A Rússia lançava pressões para conquistar passagem nos Bálcãs até o Mediterrâneo, e também sobre o Império Otomano. Russos entraram após a Alemanha declarar guerra sobre eles.
- Rússia também apoiava a Sérvia no pan-eslavismo, e, portanto, era vista como inimiga pela Áustria-Hungria.
A saída da Rússia na Primeira Guerra foi um marco, pois ela e seus soldados já estavam incapazes de continuar combatendo. Mas nesse meio tempo, os EUA entram na Primeira Guerra fazendo parte dos Aliados (Tríplice Entente).
Quem foi o culpado da Primeira Guerra Mundial?
Um ponto importante sentido pelos países europeus foi um antigermanismo (algo como ser oposto ao Estado germânico, ou alemão), que significou um sentimento forte de que a Alemanha seria uma ameaça a hegemonia de cada Estado.
De fato, o expansionismo alemão incomodou algumas nações como Rússia, Inglaterra e França, uma vez que o país germânico se tornou uma potência industrial. E para os efeitos da Primeira Guerra Mundial, as ações hostis da Alemanha militar trouxe-lhe a culpa.
Isso porque o país alemão ofereceu apoio militar a quem lhe interessava, e agia em vantagem por ter poderio bélico forte. Não somente isto, mas ainda avançava por terra de forma tão hostil e contra os grandes impérios da França e da Grã-Bretanha.
Para as Relações Internacionais, isso significou uma quebra na supremacia desses países. A Alemanha foi, portanto, responsabilizada pelo conflito internacional, por trazer problemas econômicos aos participantes da Primeira Guerra.
Quais foram as fases da Primeira Guerra Mundial?
Os combates se deram por meio de trincheiras e pela guerra de movimento, que, segundo estudiosos, são as duas fases da Primeira Guerra Mundial. Você verá rapidamente como se deu cada fase:
- Guerra de Movimento: a primeira fase em que os solados alemães invadiram a França, passando pela Bélgica. Esse conflito da 1ª Guerra ficou conhecido como Plano Schlieffen;
- Guerra de Trincheiras: nações combatentes construíram corredores subterrâneos para abrigar os solados de cada lado. O espaço entre as trincheiras, que separava as frentes de batalha, pegou o nome de “terra de ninguém”.
Pela primeira vez na história, usaram-se armas químicas em conflito. Além disso, a Primeira Guerra Mundial valia-se também de invenções que foram úteis nos campos de batalha.
Quais foram as consequências da Primeira Guerra Mundial?
Como consequência do conflito armado que foi a Primeira Guerra, o Tratado de Versalhes assinado em 1919 e marcou a derrota da Alemanha. Além da culpa, o país alemão teve que carregar termos e penas duríssimas.
Com isso, a Alemanha perdeu todos os territórios colonizados no período e foi obrigada a pagar multas que geraram crise econômica interna. Suas forças armadas alemãs também tiveram que ser diminuídas e um limite foi imposto para seu crescimento.
Se você estuda esse tipo de assunto, certamente se lembra como esses eventos e o culpado pela Primeira Guerra Mundial foram graves causadores da Segunda Guerra. Então, continue acompanhando nosso portal para aprender mais sobre o conflito mundial e suas consequências.
1 comentário em “Quem foi o culpado pela Primeira Guerra?”