Você sabe quem foi Lênin? Na história existiram figuras que se destacaram por algum feito importante para a humanidade.
Neste conteúdo você vai ver quem foi Lênin, quais foram as suas principais obras, o que é Marxismo-Leninismo e muito mais. Continue a leitura para conferir!
Quem foi Lênin?
Vladimir Lênin foi um revolucionário e principal líder dos bolcheviques, partido responsável pela Revolução de outubro em 1917 e por tomar o poder dos mencheviques. Nos bolcheviques, para orientar camponeses e operários durante a Revolução Russa ele utilizou como base os ideais de Karl Marx.
Um dos principais ideais de Lênin era combater a desigualdade social na Rússia, visto que a fome e a miséria assolavam o país. Ele fundou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) também conhecida apenas como União Soviética.
Vladimir Lênin faleceu em 1924 em decorrência de um derrame cerebral. Entretanto, até hoje ele é visto como uma das principais figuras socialistas da história.
Principais obras de Lênin
Vladimir Lênin foi um político, político teórico e comunista que revolucionou a história da Rússia instaurando pela primeira vez um governo socialista. Ele também foi responsável por algumas. Veja abaixo quais são:
Teses de abril (1917)
Teses de abril de 1917 foi um documento escrito pelo político revolucionário aos seus companheiros enquanto ele estava em exílio. Ele pediu para os sovietes tomarem o poder efetuando acusações ao novo governo provisório que havia derrubado a monarquia Russa. As Teses de abril tinham como fundamento “Paz, Terra e Pão” devido às situações que o país estava enfrentando na época.
Imperialismo, Fase Superior do Capitalismo (1917)
Imperialismo, Fase Superior do Capitalismo foi escrito por Lênin antes da Revolução de outubro. Nesta obra o político afirma que a Grande Guerra (Primeira Guerra Mundial) não era uma mera questão política efetuada por países capitalistas, mas sim a evolução do sistema capitalista.
Que Fazer? (1902)
Publicado em 1902, a obra “Que Fazer?” de autoria de Lênin apresenta um pouco do “Partido Leninista” mostrando quais caminhos percorrer para desenvolver uma revolução, além de analisar alguns erros de algumas linhas de raciocínio do campo da social-democracia.
A obra não conta com um aprofundamento teórico, porém, continha informações importantes para o movimento socialista não perder sua essência ou ser derrubada.
O que é Marxismo-Leninismo?
Marxismo-Leninismo é uma ideologia política comunista que teve bastante visibilidade no século XX sendo a principal ideologia comunista na época. O movimento tem como principal objetivo tornar o mundo em um único estado dirigido por um partido comunista. Ele também defende a descolonização indo contra o imperialismo e a colonização.
Além disso, o movimento também defende o bem-estar social e a promoção de políticas públicas garantindo a saúde, educação, valorização da mão de obra e outros benefícios para a população.
O fim da exploração de mulheres também é uma questão muito defendida pela ideologia, além da retirada da burguesia do poder político e a estabilidade de uma nova ordem.
O Marxismo-leninismo foi adotado pela União Soviética como principal ideologia política e atualmente diversos partidos políticos comunistas adotam essa ideologia como a principal, além de ser uma ideologia oficial utilizada por partidos da China.
Agora que você entendeu um pouco da história de Vladimir Lênin, é o momento de pesquisar um pouco mais sobre suas ideologias e as que ele utilizou como base para realizar seus feitos, como a Revolução de outubro, por exemplo.