O Neocolonialismo Europeu foi um evento histórico importante ocorrido no século XIX e início do século XX e teria grande impacto não só na Europa, mas em outras partes do mundo.
Mas qual o contexto histórico do Neocolonialismo Europeu? Entenda seu contexto, o que foi esse momento da história e quais foram suas consequências.
O que foi o Neocolonialismo Europeu?
O Neocolonialismo Europeu, também conhecido como Imperialismo, foi o ato de colonização e de ocupação de territórios nos continentes da África e da Ásia feito pelos países considerados as grandes potências da Europa.
![o que foi o neocolonialismo europeu](https://primeiraguerramundial.com/wp-content/uploads/2022/10/O-que-foi-o-Neocolonialismo-Europeu-1024x666.jpg)
O movimento neocolonialista teve seu início durante a metade do século XIX e durou até o século XX durante a Primeira Guerra Mundial.
Qual o contexto histórico do Neocolonialismo Europeu?
O contexto histórico por trás do Neocolonialismo Europeu surge com a grande expansão industrial que vinha acontecendo na Europa durante o século XIX, principalmente nos países como Inglaterra, França, Bélgica, Holanda, Itália e Alemanha.
As indústrias e suas produções vinham ganhando grande força com a segunda revolução industrial, e com a criação das primeiras corporações no meio industrial, a busca por matéria-prima começou a crescer mais. Outro fator que ajudou na contextualização do Neocolonialismo foi o nacionalismo que estava crescendo na Europa, como, por exemplo, a independência da Bélgica no ano de 1830.
Com isso tudo o Neocolonialismo Europeu já havia seu contexto, a disputa entre as potências da Europa em busca de matéria-prima e novas áreas de mercado para expandir seus lucros com seus produtos.
Quais as características do Neocolonialismo Europeu?
Uma das principais características do Neocolonialismo Europeu foi a grande interferência dos colonos europeus nas sociedades que já existiam na África e na Ásia, dominando e interferindo diretamente em suas culturas, políticas, educação e até mesmo na religião.
![quais as características do neocolonialismo europeu](https://primeiraguerramundial.com/wp-content/uploads/2022/10/Quais-as-caracteristicas-do-Neocolonialismo-Europeu-1024x666.jpg)
Muitas vezes as potências europeias utilizavam de forças militares para intervir contra as pessoas que já viviam naqueles continentes e que se revoltavam contra os europeus e seu ato de industrialização e expansão.
A maioria das colônias eram administradas de forma direta por líderes europeus representando seu país, ou de maneira indireta por meio de alianças feitas com líderes e membros da elite do local colonizado.
Qual foi a importância do Neocolonialismo Europeu?
O Neocolonialismo Europeu foi importante para o crescimento das indústrias e pelo fortalecimento das companhias industriais e do mercado de produção europeu.
Principalmente para o desenvolvimento bélico e econômico das grandes potências da Europa que anos mais tarde teria grande papel na Primeira Guerra Mundial, e é claro, com o grande crescimento industrial e do mercado ajudou o capitalismo a se tornar o modelo de economia usado até hoje na maior parte do mundo.
Quais as causas do Neocolonialismo Europeu?
Como já dito anteriormente no texto, as causas do Neocolonialismo Europeu foram o desenvolvimento econômico e industrial industrial que vinha acontecendo em grande parte da Europa pela Segunda Revolução Industrial, levou as principais potências do continente a procurar matéria-prima e mais local de mercado nos continentes da África e da Ásia e aumentando a competitividade entre os países europeus.
Por mais que o Neocolonialismo Europeu tenha tido lados positivos para os países europeus como seu desenvolvimento econômico e industrial, a neocolonização teve seus lados negativos como conflitos entre os países imperialistas que colaboraram depois para a Primeira Guerra Mundial.
E principalmente houve muitas consequências negativas para os países colonizados que tiveram que lutar muitas vezes pelos seus direitos e sua independência, além de sua grande exploração que até hoje pode ser visto seus efeitos negativos em muitos países da África e da Ásia.