Qual o contexto histórico do Neocolonialismo Europeu?

Qual o contexto histórico do Neocolonialismo Europeu?
qual o contexto histórico do neocolonialismo europeu

O Neocolonialismo Europeu foi um evento histórico importante ocorrido no século XIX e início do século XX e teria grande impacto não só na Europa, mas em outras partes do mundo.

Mas qual o contexto histórico do Neocolonialismo Europeu? Entenda seu contexto, o que foi esse momento da história e quais foram suas consequências.

O que foi o Neocolonialismo Europeu?

O Neocolonialismo Europeu, também conhecido como Imperialismo, foi o ato de colonização e de ocupação de territórios nos continentes da África e da Ásia feito pelos países considerados as grandes potências da Europa.

o que foi o neocolonialismo europeu
Fonte/Reprodução: original

O movimento neocolonialista teve seu início durante a metade do século XIX e durou até o século XX durante a Primeira Guerra Mundial.

Qual o contexto histórico do Neocolonialismo Europeu?

O contexto histórico por trás do Neocolonialismo Europeu surge com a grande expansão industrial que vinha acontecendo na Europa durante o século XIX, principalmente nos países como Inglaterra, França, Bélgica, Holanda, Itália e Alemanha.

As indústrias e suas produções vinham ganhando grande força com a segunda revolução industrial, e com a criação das primeiras corporações no meio industrial, a busca por matéria-prima começou a crescer mais. Outro fator que ajudou na contextualização do Neocolonialismo foi o nacionalismo que estava crescendo na Europa, como, por exemplo, a independência da Bélgica no ano de 1830.

Com isso tudo o Neocolonialismo Europeu já havia seu contexto, a disputa entre as potências da Europa em busca de matéria-prima e novas áreas de mercado para expandir seus lucros com seus produtos.

Quais as características do Neocolonialismo Europeu?

Uma das principais características do Neocolonialismo Europeu foi a grande interferência dos colonos europeus nas sociedades que já existiam na África e na Ásia, dominando e interferindo diretamente em suas culturas, políticas, educação e até mesmo na religião.

quais as características do neocolonialismo europeu
Fonte/Reprodução: original

Muitas vezes as potências europeias utilizavam de forças militares para intervir contra as pessoas que já viviam naqueles continentes e que se revoltavam contra os europeus e seu ato de industrialização e expansão.

A maioria das colônias eram administradas de forma direta por líderes europeus representando seu país, ou de maneira indireta por meio de alianças feitas com líderes e membros da elite do local colonizado.

Qual foi a importância do Neocolonialismo Europeu?

O Neocolonialismo Europeu foi importante para o crescimento das indústrias e pelo fortalecimento das companhias industriais e do mercado de produção europeu.

Principalmente para o desenvolvimento bélico e econômico das grandes potências da Europa que anos mais tarde teria grande papel na Primeira Guerra Mundial, e é claro, com o grande crescimento industrial e do mercado ajudou o capitalismo a se tornar o modelo de economia usado até hoje na maior parte do mundo.

Quais as causas do Neocolonialismo Europeu?

Como já dito anteriormente no texto, as causas do Neocolonialismo Europeu foram o desenvolvimento econômico e industrial industrial que vinha acontecendo em grande parte da Europa pela Segunda Revolução Industrial, levou as principais potências do continente a procurar matéria-prima e mais local de mercado nos continentes da África e da Ásia e aumentando a competitividade entre os países europeus.

Por mais que o Neocolonialismo Europeu tenha tido lados positivos para os países europeus como seu desenvolvimento econômico e industrial, a neocolonização teve seus lados negativos como conflitos entre os países imperialistas que colaboraram depois para a Primeira Guerra Mundial.

E principalmente houve muitas consequências negativas para os países colonizados que tiveram que lutar muitas vezes pelos seus direitos e sua independência, além de sua grande exploração que até hoje pode ser visto seus efeitos negativos em muitos países da África e da Ásia.

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também