Observamos na Primeira Guerra Mundial consequências, como a crise da democracia liberal, crises econômicas, fim dos impérios europeus e muitos outros, que resultaram em transformações significativas na geopolítica mundial.
As mudanças foram realmente abrangentes e notáveis, além de ter deixado um legado que prevalece até a contemporaneidade. Entender sobre a Primeira Guerra Mundial consequências é muito importante para compreender os desafios enfrentados da atualidade.
Tratado de Versalhes
Assinado em 1919, o Tratado de Versalhes foi um fator significativo da Primeira Guerra Mundial. O tratado foi imposto para a nação derrotada durante a guerra, a Alemanha. Como resultado disso, os alemães perderam suas colônias em território africano.
Além disso, eles também foram obrigados a pagar indenizações aos vencedores e regiões da Lorena e Alsácia passaram a ficar sob controle da França. Isso sem contar que o tratado também restringiu o exército alemão a cem mil soldados.
Fim dos Impérios
Primeira Guerra Mundial consequências envolvem o fim de três impérios, o que fez com que países como a Finlândia, Letônia, Estônia, Polônia, Lituânia, Iraque, Turquia, Síria, Hungria, Iugoslávia e Tchecoslováquia nascessem.
O fim dos impérios modificou o cenário político e essas mudanças foram cruciais, pois trouxeram transformações sociais e culturais significativas que moldam o mundo até os dias de hoje.
Revolução Russa
Na Primeira Guerra Mundial consequências a Revolução Russa foi uma das mais marcantes. A economia russa entrou em decadência devido à Primeira Guerra Mundial e gerou revolta com o governo de Czar Nicolau II.
Com isso, o partido comunista da Rússia, conhecido como bolcheviques, tomou as rédeas por meio de uma revolução. Além disso, houve também a assinatura do tratado de Brest-Litovsk pelos novos governantes com a Alemanha.
Industrialismo no Brasil
O industrialismo no Brasil foi iniciado após o surgimento do início das indústrias na Europa. Porém, a Primeira Guerra Mundial consequências e provocaram algumas mudanças significativas para o industrialismo.
Durante a primeira guerra houve a “substituição das importações”, um processo responsável pela construção de indústria em território brasileiro. Devido aos conflitos gerados pela guerra, a Europa, que antes exportava industrializados para outros países, suspendeu as exportações.
Estados Unidos se torna potência Mundial
Com o fim da Primeira Guerra Mundial consequências foi o fato dos Estados Unidos terem tomado o lugar da Inglaterra como potência mundial. Ele ingressou na guerra quase no fim e não sofreu nenhum ataque.
Porque muitos impérios entraram em crise em decorrência da guerra, o país norte-americano ocupou grande parte do comércio mundial ao emprestar bilhões para países em guerra.
Desenvolvimento de regimes autoritários
O desenvolvimento de regimes autoritário foi uma das maiores Primeira Guerra Mundial consequências. Isso porque a guerra gerou uma descrença em massa em relação à democracia.
Com isso, uma variedade de movimentos de direita e esquerda surgiram no pós-guerra, visto que a população chegou a conclusão de que mesma não resultou em estabilidade econômica e social ou a paz.
Alemanha
Com a derrota na primeira guerra na Alemanha, o nazismo cresceu bastante no país. Alguns dos principais pontos da ideologia empregada pelo nazismo é a aversão à democracia e valores liberais, além de exaltarem guerras e o controle de estado.
Portugal
Em Portugal, Salazar fundou o salazarismo, um regime ditatorial que perdurou entre os anos de 1933 e 1974. Ele também era popularmente conhecido como Estado Novo e foi criado porque o autoritarismo e o conservadorismo se tornaram populares após a primeira guerra.
Itália
O fascismo se tornou popular na Itália e se espalhou pela Europa após a Primeira Guerra Mundial. Com isso, o totalitarismo ficou ainda mais forte com a conquista de poder do nazismo na Alemanha no início dos anos 30.
A Primeira Guerra Mundial consequências e mudanças globais significativas. Uma das principais delas foram as diversas transformações na geopolítica mundial, além das crises econômicas e o crescimento do nazifascismo na Europa.