Quando pensamos em guerra, a mente da maioria das pessoas vai automaticamente para os combates terrenos e os bombardeios, e não para os submarinos e combates na água. Mas, o fato é que o confronto nos mares era tão intenso quanto em terra, que aumentou ainda mais na Primeira Guerra Mundial.
Além dos navios melhores e dos armamentos adaptados para a luta nos mares, as nações combatentes colocaram um novo elemento bélico em jogo: os submarinos. Esses veículos são paradoxais, pois ao mesmo tempo em que são enormes, seu grande propósito era ocultar a força de um exército para surpreender seu adversário.
Mas o fato é que os submarinos significaram um avanço tecnológico tremendo, os quais causam impacto no mundo até os dias atuais.
Tinha submarino na Primeira Guerra Mundial?
Visto que a Primeira Guerra Mundial é historicamente mais distante de nossa realidade do que Segunda, é comum que muitos pensem que os submarinos surgiram só na última grande guerra pela qual o mundo passou.
A verdade é que, mesmo no início do século XX, já havia tecnologia bélica o suficiente para construir embarcações que operavam por baixo da água. Não apenas havia submarinos na Primeira Guerra Mundial, como foram muito utilizados para decidir conflitos.
Qual era a função dos submarinos na Primeira Guerra Mundial?
A grande função dos submarinos era a realização de ataques coordenados, de forma oculta, já que se locomovia por debaixo da superfície do mar e era carregado de torpedos, isto é, bombas que seriam disparadas debaixo d’água.
O modo de operação dos submarinos mostra qual função exerciam, pois surgiram como uma força de combate, ao mesmo tempo em que os aviões de combate e tanques fizeram suas aparições.
É preciso lembrar que a Primeira Guerra Mundial foi tão revolucionária em termos de avanços tecnológicos de armamentos, que foi o primeiro conflito entre nações onde havia exércitos na terra, no ar e no mar ao mesmo tempo.
Qual o objetivo do submarino?
Assim como a função do submarino, o objetivo se revela em seu modo de operação. Os ataques silenciosos eram capazes de reduzir aos pedaços embarcações imponentes como destroyers, cruzadores e encouraçados: navios de guerra.
Portanto, o maior objetivo dos submarinos era a destruição massiva de tropas inimigas, de uma maneira rápida, fulminante, mas, estratégica, pois era praticamente um adversário “invisível”, o que fez deles as melhores armas de destruição que uma marinha podia ter.
Quem foi que criou o submarino?
Os submarinos de guerra existiam desde antes da Primeira Guerra Mundial e passaram por intensas modificações até chegarem aos modelos mais modernos e eficazes dos anos de 1914 a 1918.
O primeiro idealizador de um projeto bem sucedido de submarino de guerra foi o norte americano John P. Holland, que atuou na construção do veículo entre os anos de 1893 e 1900.
Vale o destaque para todas as nações envolvidas em projetos de construção de submarinos e seus construtores. Na França, Máxime Laubeuf criou o submarino batizado de Narval. Mas, também foram construídos modelos na Inglaterra, Suécia e Rússia.
Os primeiros submarinos russos foram feitos entre os anos de 1903 e 1906, pouco antes de estourar a Primeira Guerra.
É interessante notar que, foram os alemães os últimos a encomendar seus próprios submarinos, porque até aquele momento, a Alemanha deu preferência ao poder da esquadra de superfície, e somente depois considerou os submarinos uma verdadeira ameaça.
Mas, os U-Boats, como ficaram conhecidos os submarinos alemães, foram protagonistas nos conflitos marítimos da Primeira Guerra, e ainda mais na Segunda.
Qual foi o primeiro submarino do mundo?
O primeiro submarino criado nem sequer foi feito por motivos relacionados à guerra, e remonta o século XVII, na Holanda. Feito por Cornellius Debrell, o veículo marítimo era movido a remos e recoberto por uma grossa camada de couro.
A intenção de Debrell não era um combate armado nos mares, mas missões de busca ou obras de construção em ambiente marítimo.
Desde a Primeira Guerra Mundial até os dias atuais, os submarinos evoluíram bastante. Da mesma forma que ainda são usados com finalidades de exploração, como conhecer a fundo as zonas marítimas não exploradas, ainda são usados com propósitos de guerra.
Os submarinos que carregam armas nucleares são uma das maiores ameaças em termos de armas de destruição até mesmo nos dias de hoje.
1 comentário em “Como os submarinos foram utilizados na Primeira Guerra Mundial?”