A Paz Armada é uma expressão que foi criada para descrever um período histórico que antecedeu a primeira guerra mundial, que foi um período político na Europa no qual os países estavam numa intensa corrida armamentista, países esses que estavam divididos em dois blocos, a tríplice aliança, formado pelo Império Austro-Húngaro, Alemanha e Itália e a tríplice entente, formada pela Inglaterra, França e Rússia, todos esses países estavam com a intenção de ampliar a sua capacidade bélica.
Neste post você poderá entender um pouco mais sobre o que foi a Paz Armada e seus impactos no período em que ocorreu.
Qual foi o período conhecido como Paz Armada?
A partir do século XIX as potências existentes na Europa começaram a lutar indo em busca de uma hegemonia econômica e política que foi exacerbada pelas ideias nacionalistas e a corrida armamentista.
Nesse clima de disputa e muita tensão, onde a qualquer momento poderia surgir uma guerra, os países treinaram e armaram um exército para o que poderia vir ocorrer a qualquer momento. Que no final das contas ocorreu de fato o que tanto temiam ou buscavam, que no caso foi a Primeira Guerra Mundial entre os anos de 1914 e 1918.
Um fato nessa competição, corrida armamentista e nesse período de guerra, foi que os maiores detentores de poder eram aqueles que possuíam uma colônia no qual eles conseguiam extrair matéria-prima de baixo custo e sobretudo podiam investir capital excedente.
Alianças geradas durante a Paz Armada
Esse período da Paz Armada foi marcado pela elaboração de diversos tratados de alianças entre muitos países, sempre na busca de serem mais fortes ante os seus rivais, no entanto todos justificaram serem apenas tratados defensivos, com um único objetivo de manter a paz.
Estudiosos dividem esse momento em dois períodos, o primeiro entre 1870 e 1890, com a liderança de um Alemão chamado Bismarck. E o segundo período entre 1890 até o início da Primeira Guerra Mundial.
Nesses diferentes períodos, foram observados a formação de diferentes blocos como a aliança dos três imperadores, a aliança tríplice e vários outros acordos, chegando no momento no qual a Europa ficou dividida em duas partes.
Como era o clima de tensão no período da Paz Armada
O clima do período da Paz Armada é bem contraditório em alguns assuntos, porque tínhamos a Grã-Bretanha como a primeira potência mundial desde dos tempos da revolução industrial, mas tangenciando essa potência, foi possível observar a ascensão da Alemanha em todos os aspectos.
A contradição se dá porque as potências existentes que possuíam bandeiras imperialistas e outras nacionalistas, estavam fomentando uma tensão pré-guerra, que acabou culminando na Primeira Guerra Mundial, mas ao mesmo tempo a sociedade passava por uma era caracterizada pela frivolidade e pelo luxo conhecida como Belle Époque.
O fim da Paz Armada
O término da Paz Armada ocorreu com o início da Primeira Guerra Mundial, que foi o estopim entre os blocos, formadas pelos países e que acabou culminando na morte de milhões de civis e militares, uma situação que fez com que os países derrotados se arrastassem numa crise enorme.
Em explicação literal, a Paz Armada foi um período em que não ocorreu enfrentamento armado. No entanto, foi um período em que a corrida armamentista foi enorme, onde os potenciais europeus estavam treinando e adotando um militarismo exacerbado e implementando ideias nacionalistas em toda população. E então, o período da Paz Armada se encerrou resultando o que mais temiam, uma guerra.