Como foi o uso de gás fosgênio na Primeira Guerra Mundial e quais os efeitos

Como foi o uso de gás fosgênio na Primeira Guerra Mundial e quais os efeitos
como foi o uso de gás fosgênio na primeira guerra mundial e quais os efeitos

O uso do gás fosgênio na Primeira Guerra Mundial enquanto arma química representou um alto poder destrutivo, porque podia ser absorvido pelo organismo de diversas maneiras, ele é capaz de, lesionar, envenenar e até asfixiar.

É nesse sentido que o uso do gás fosgênio na Primeira Guerra Mundial seja responsável por inaugurar mais um modo de sofrimento no interior dos conflitos armados. Vamos te mostrar através desse texto mais sobre ele, como foi usado nas pessoas durante o conflito e porque ele foi considerado ilegal.

O que é gás fosgênio?

O fosgênio é um gás incolor, tóxico e corrosivo, representado pela fórmula COCl₂. Este gás é comumente empregado na fabricação de produtos farmacêuticos, agrotóxicos, polímeros, entre outras substâncias.

o que é gás fosgênio
o que é gás fosgênio. Fonte/Reprodução: original

Todavia, o uso de gás fosgênio na Primeira Guerra Mundial teve outra finalidade, a de ser utilizado como arma química. Haja vista que em contato com o organismo este se decompõe e então libera o ácido clorídrico, composto altamente irritante e corrosivo para a pele, trato respiratório, olhos e mucosas.

Como o gás fosgênio foi usado na Primeira Guerra Mundial?

Na corrida armamentista, o uso dos gases tóxicos tinha por principal objetivo limpar as trincheiras inimigas e seguir com a guerra de movimento. Desse modo, o uso de gás fosgênio na Primeira Guerra Mundial aconteceu por ser um composto mais letal, capaz de matar por asfixia os soldados, minutos após a exposição.

Os cilindros para o uso de gás fosgênio na Primeira Guerra Mundial eram diretamente arremessados nas trincheiras dos adversários. Mas os ataques eram calculados com base nas condições meteorológicas, pois como o fosgênio é um gás, era esperado que os ventos ficassem favoráveis e os favorecessem a chegada e depósito do gás nas trincheiras inimigas.

Quais eram os efeitos do gás fosgênio nas pessoas?

O uso de gás fosgênio na Primeira Guerra Mundial demonstrou a alta nocividade da substância, pois o gás além de causar inúmeros ferimentos na pele, funcionava como um agente sufocante, pois lecionava o trato respiratório e provocava o acúmulo de líquido nos pulmões, podendo levar a paradas cardiorrespiratórias.
Por que o gás fosgênio foi considerado um armamento ilegal?

O gás fosgênio em razão de seus efeitos, foi considerado um armamento ilegal pois é uma arma química, e para o direito internacional o uso de armas químicas é considerado um crime de guerra. Um crime de guerra são atos ou ações consideradas violações às normas do direito internacional.

quais eram os efeitos do gás fosgênio nas pessoas
quais eram os efeitos do gás fosgênio nas pessoas. Fonte/Reprodução: original

Devido às consequências do uso do gás fosgênio na Primeira Guerra Mundial, e das demais armas químicas empregadas em outros conflitos armados, para evitar que confrontos daquela magnitude e daquele potencial destrutivo se repetissem, sujeitos do direito internacional, estabeleceram algumas proibições.

Já era previsto que seja proibido o uso de armas químicas entre os países, pois ameaça a integridade física e psicológica dos sujeitos, haja vista o seu potencial destrutivo, e a impossibilidade de controlar a magnitude do sofrimento causado.

Quantas vítimas o gás fosgênio causou na Primeira Guerra Mundial?

Não é possível determinar o número exato das vítimas que o uso do gás fosgênio na Primeira Guerra Mundial causou, pois seu uso não era isolado, os gases tóxicos que eram lançados nas trincheiras e dispersados no ar se misturavam entre si. E esse era o intuito, pois embora o ácido clorídrico, o gás mostarda e o gás fosgênio, comumente empregados, funcionassem ambos como armas químicas, seus efeitos diferiam, cada qual possuía um efeito lesivo diverso

Dessa maneira, estima-se que o uso do gás fosgênio na Primeira Guerra Mundial assim como as demais armas químicas referidas tenha ferido e dizimado milhares de vidas humanas, seja nas trincheiras ou fora delas, incapacitando ou deixando sequelas não apenas para os soldados e civis, como principalmente, na história da humanidade.

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também