Revelações sobre o Clima durante a Primeira Guerra Mundial mostram informações chocantes a respeito do conturbado período. Isso parte de estudos de cientistas em relação ao ambiente e o que poderia ter influenciado as altas mortes ocorridas e a pandemia de gripe espanhola.
O que eles entenderam foi reunido em uma publicação no jornal GeoHealth da União Geofísica Americana (AGU), e contém uma espécie de reconstrução do ambiente na Europa e clima durante a Primeira Guerra Mundial.
Eles chegaram ao entendimento de que houve uma anomalia climática entre chuvas torrenciais e temperatura bem baixa, e isso a partir de um núcleo de gelo retirado dos Alpes. Ficou interessado? Continue para entender como era o clima durante a Primeira Guerra Mundial.
Qual era o clima durante a Primeira Guerra Mundial?
O clima durante a Primeira Guerra Mundial é conhecido por ter apresentado péssimas condições de temperatura, especialmente ao longo da Frente Ocidental desde as praias do Canal da Mancha até as montanhas suíças.
Na França e na Bélgica, por exemplo, os soldados que lutaram ali precisaram enfrentar chuvas incessantes e um frio fora do comum, durante as batalhas de Verdun, Passchendaele e Somme.
Segundo relatos de veteranos em Passchendaele em 1918, muitos dos homens feridos escorregavam nos buracos que se formavam após as bombas, e outros se afogaram devido às poças de lama pegajosa.
Quais eram as condições climáticas durante a Primeira Guerra Mundial?
Parte do que contribuiu para muitas mortes, e inclusive causadas pela gripe espanhola, além do clima durante a Primeira Guerra Mundial, foram as condições climáticas e ambientais do período específico.
Nos anos 1915, 1916 e 1918, o clima durante a Primeira Guerra Mundial houve muitos períodos de inverno e chuvas excessivas como em outros lugares, porém foi notada uma anomalia.
Causadas por influxos até então incomuns de ar frio vindo do oceano, o que causou uma agitação em diversos pássaros.
Como era o clima durante a Primeira Guerra Mundial?
Segundo os dados de estudo, a anomalia no clima durante a Primeira Guerra Mundial trouxe tais influxos estranhos vindos do Atlântico Norte, principalmente de 1915 a 1919. E isso acontece uma vez em cada século.
Quando olhamos para o clima durante a Primeira Guerra Mundial, que de tão extremo e horrível fez com que o conflito piorasse, sabemos que isto é compreensível. Afinal, soldados e até cavalos mal conseguiam se mover ou manter os pés secos, com frio congelante.
Porém, a nova pesquisa que falamos antes, também propõe que a anomalia climática provocou uma alteração no comportamento migratório de patos.
Em vez dos patos-reais migrarem para a Rússia, como de costume, eles permaneceram nas regiões, juntos da população, militares e demais animais. Sendo estes principais portadores do H1N1, sugerem que houve propagação pelas fezes e uma situação ainda pior com as chuvas.
O que podemos dizer sobre o clima durante a Primeira Guerra Mundial?
O clima durante a Primeira Guerra Mundial contou com chuvas frequentes e frio absoluto, ao longo de seis anos. Ao passo que a população via acontecer a maior guerra de então, em coincidência com uma das maiores pandemias.
Assim, da mesma forma que os soldados lutavam por sua e a vida dos companheiros nos campos de batalha, também ocorriam os afogamentos, a exposição ao frio congelante e à pneumonia.
Apesar do termo “gripe espanhola”, não ser totalmente preciso — pelos cientistas e historiadores não certificarem onde ela começou — sabemos ao menos que a doença se agravou durante a primavera de 1918.
Bem como atacou com toda a força no outono daquele mesmo ano. Já no momento em que a pandemia perdeu força, no ano seguinte, havia a certeza de um resultado variado entre 50 milhões a 100 milhões de mortos.
Qual foi o clima durante a Primeira Guerra Mundial?
Com tamanha mortalidade sem precedentes na Europa, os estudiosos averiguaram se o clima durante a Primeira Guerra Mundial foi realmente um fator para isso.
Os resultados apontaram, portanto, que a taxa de mortes na Europa de 1914 a 1919 teve seu pico no mesmo período em que o país enfrentou episódios climáticos incomuns. Assim, o clima durante a Primeira Guerra Mundial tinha o ar da Europa mais úmido, o que pode ter acelerado a transmissão do vírus.
E então? Você já tinha lido sobre isso? Continue a frequentar nosso portal para mais leituras sobre a ambientação e clima durante a Primeira Guerra Mundial.
2 comentários em “Qual era o clima durante a Primeira Guerra Mundial?”