Deseja entender mais sobre o que foi o revanchismo francês e como ele influenciou em um dos eventos mais sombrios da história da humanidade?
Venha conosco, pois vamos fazer uma viagem de volta ao séc. XIX e vamos te mostrar como ele afetou a Europa e principalmente, como foi uma das principais causas contribuintes da Primeira Guerra Mundial. Vamos lá?
O que é o Revanchismo Francês?
O revanchismo francês como conhecemos diz respeito a um conflito específico que ocorreu entre a França e a Alemanha em razão de um território, a Alsácia Lorena. Com a derrota na Guerra Franco Prussiana, esse sentimento cresceu, instituiu relações de poder e desarmonia que implicaram em um conflito cruel.
Como o próprio nome já diz, a revanche diz respeito a um sentimento de vingança crescente em relação a alguém ou algo. E em relação a França e a Alemanha, esse sentimento existe desde muitos séculos, em razão dos diferentes povos que habitavam ambos os países e os conflitos que se sucediam.
Quais são as causas do Revanchismo Francês?
Em 1870 o chanceler Otto Von Bismarck desenvolveu a tese de que a Alemanha necessitava de uma unificação, tanto para delimitar seus espaços geográficos, como principalmente, se fortalecer enquanto Estado. Em razão dessa nova forma de organização e delimitação, houve, é claro, interesses por territórios. E foi daí, que surgiu o conflito com a França.
Isso porque o território da Alsácia Lorena era bastante estratégico, não apenas pelo local em si, como também em função de seus minérios, ou seja, fortaleceria o Estado que o possuísse principalmente por conta do crescimento da industrialização e pelas razões imperialistas de expansão.
Com a perda do território na guerra Franco Prussiana para a Alemanha, a França começou a nutrir esse sentimento de raiva em relação ao país, assim deu início a esse revanchismo francês que compreendemos atualmente.
Quais são as consequências do Revanchismo Francês?
As consequências do revanchismo francês foram inúmeras, mas dentre elas, as principais foram sociais entre as potências que agora se erguiam. Primeiramente, deu espaço econômico, social e sentimental para que o nacionalismo se fortalecesse do lado francês em razão de uma vingança. Do outro, gerou na Alemanha um sentimento de vitória momentânea.
Esses dois sentimentos confluíram em um jogo político que fortaleceu a inimizade entre os países e foi o fator mais importante para o desenvolvimento da Primeira Guerra Mundial. Além disso, após a Primeira Guerra, a segunda também partia das consequências da perda econômica e territorial que a Alemanha sentiu em sua estrutura, considerada a culpada das consequências históricas, assim fez com que o sentimento de revanche agora, se estruturasse do outro lado.
Como o Revanchismo Francês afetou a Europa?
Com o desenvolvimento e efetivação do revanchismo francês a Europa se encontra em um pavio de pólvora pronta para explodir. Apenas mais um evento, e toda a sociedade que se construía em prol do desenvolvimento ruiria. Foi o caso do assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando que aconteceu em 1914 e pôs início à grande Guerra.
Desse modo, os efeitos do revanchismo perpassou não apenas a França, como também seus futuros aliados e inimigos, assim deu início ao que o mundo considerou a guerra mais sangrenta da história até aquele presente momento.
Por que o Revanchismo Francês é considerado um dos fatores que contribuíram para a Primeira Guerra Mundial?
Como conseguimos perceber, foi em razão desse revanchismo francês e outros fatores relacionados a crises e conflitos que se passaram na Europa, bem como fortalecimento do nacionalismo e centralização alemã, que ele é considerado sim um dos grandes fatores que contribuíram para o início e avanço da grande guerra, bem como se estruturar de outra maneira dando início também à Segunda Guerra Mundial.
Dessa forma, é fácil entender que os países, desde os primeiros séculos da humanidade, travavam batalhas e guerras em função de seu expansionismo e concentração de poder, acarreta fatos históricos que até hoje marcam a sociedade de forma negativa, em razão de suas consequências brutais e mortais.
1 comentário em “O que foi o Revanchismo Francês e quais as causas?”