Sem dúvidas, o Pan-Eslavismo foi mais um dos movimentos que tomaram muita circulação durante a Europa por causa dos objetivos que defendia. Guiado por motivações políticas e sociais, teve seu auge anos antes da primeira guerra e seu declínio ocorreu após a Guerra Russo-Turca e as Guerras Balcânicas.
Por ser um movimento tão importante para o andamento e entendimento dos acontecimentos da primeira guerra mundial, confira aqui um panorama sobre o que foi o Pan-Eslavismo e descubra como esse movimento falava de seu povo.
O que foi o Pan-Eslavismo?
Inicialmente, vamos nos aprofundar mais em relação à ideia do Pan-Eslavismo. Este movimento tinha a intenção de unir todos os povos eslavos da Europa para promover uma unificação entre os semelhantes, seja por língua, hábitos culturais e convenções éticas.
Para entender esse movimento, precisa-se ter bem claro o conceito de nacionalismo, pois este foi ponto chave para a ascensão da ideia.
Como surgiu?
O Pan-Eslavismo surgiu no século XIX, mais especificamente após as guerras napoleônicas e foi um dos fatores responsáveis por definir muitos rumos da Primeira Guerra Mundial, como veremos mais adiante após descrever outros pontos importantes do movimento.
Como o Pan-Eslavismo definia o povo?
A relação do Pan-Eslavismo com os seus apoiadores era um tanto curiosa, já que o movimento utilizava justamente do sentimento ruim causado pelas guerras napoleônicas para promover um desejo maior por união e buscas por costumes em comum entre os povos.
Qual era o principal objetivo do Pan-Eslavismo?
Como já dissemos, a ideia principal do Pan-Eslavismo era conseguir juntar todos os povos eslavos da Europa Oriental através dos costumes em comum e do sentimento de nacionalismo. Mas em que essa união ajudaria essas pessoas? Segundo os apoiadores, com essa unificação seria possível formar uma nação somente de povos eslavos.
Outro ponto importante é que muitos apoiadores do Pan-Eslavismo buscavam um antecedente comum a todos os tipos de eslavos presentes na Europa. Entretanto, os propósitos dessa busca variavam de acordo com os interesses dos procuradores.
Quem foram seus grandes nomes e apoiadores?
Agora que já definimos os conceitos que o movimento defendia. Vamos falar de quem eram seus principais apoiadores. Bem, o Pan-Eslavismo cobria todas as pessoas que tinham costumes em comum na região da Iugoslávia, ou seja, são os povos:
- Russos;
- Bielo-Russos;
- Checos;
- Poloneses;
- Eslovenos;
- Ucranianos;
- Búlgaros;
- Sérvios.
Quanto aos grandes nomes, no decorrer do desenvolvimento do movimento apareceram várias figuras importantes que complementaram muito para a ascensão. Confira aqui uma lista com os grandes apoiadores do Pan-Eslavismo:
- František Palacký;
- Jan Herkel;
- Ludevit Gai;
- Jan Kollar;
- Vuk Karadzic.
A partir dessas duas listas você será capaz de se orientar na história do movimento e saber quem de fato colaborou para o desenvolvimento da ideia. Entretanto, como um movimento que perdeu popularidade ainda em 1878 conseguiu influenciar na primeira guerra mundial? É sobre isso que vamos discutir a seguir.
Qual foi o principal papel do Pan-Eslavismo na Primeira Guerra Mundial?
Além de propor uma união, mesmo que temporária, de alguns povos, o movimento foi peça principal para o clímax da primeira guerra mundial, que foi quando assassinaram Francisco Ferdinando, herdeiro do trono do império Austro-Húngaro.
Acontece que o conflito do Império Russo com o Império Austro-Húngaro e os eslavos ocorreu na região que seria construída a Grande Sérvia. Quando as disputas se tornaram mais sangrentas, ocorreu o ato que mudou completamente o rumo da guerra, principalmente se levar em conta que o responsável por planejar o ato defendia o Pan-eslavismo.
A influência histórica do Pan-Eslavismo?
Como se pode notar através do texto, o grande papel do Pan-Eslavismo foi durante a primeira guerra mundial. No entanto, a Rússia também utilizou do conceito nesse período para justificar o regime absolutista, através da afirmação que o regime servia para proteger os eslavos que moravam no país.
Outro papel muito importante do movimento foi ser uma das primeiras resistências ao nacionalismo alemão. No fundo, o Pan-Eslavismo conseguiu fazer com que os povos eslavos da Europa fossem observados de uma só vez, algo muito raro de acontecer em movimentos ao redor da história.
Espera-se que os conceitos do Pan-Eslavismo tenham ficado claros e que você saiba como ele teve influência em momentos cruciais da primeira guerra mundial. Para fins de divulgação, compartilhe o texto em seus veículos de comunicação e retorne sempre que precisar de melhores informações.