O que foi o absolutismo e quais as suas características?

O que foi o absolutismo e quais as suas características?
O que foi o absolutismo e quais as suas características?

Tendo predominado em algumas partes da Europa no século XVI até o século XVIII, o absolutismo foi um sistema político, em que o estado possuía o poder centralizado, com o soberano tomando todas as decisões. 

O absolutismo estava relacionado com a ascensão da burguesia naquela época e com a formação dos estados nacionais. Mas como surgiu o absolutismo? Quais eram suas características e quais foram os seus reis? Acompanhe o texto até o final e saiba tudo sobre o absolutismo. 

O que foi o absolutismo?

O absolutismo foi um sistema político, em que todo o poder do estado é centralizado nas mãos de uma única pessoa. O soberano, portanto, toma todas as decisões sem prestar contas a nenhuma outra área da sociedade. 

O que foi o absolutismo?
O que foi o absolutismo. Fonte/Reprodução: original.

Esse sistema tinha o apoio da burguesia, que queria controlar a revolta dos camponeses, e do clero, que podia continuar funcionando sem pagar nenhum tipo de imposto ou taxa.  

Quando o absolutismo surgiu?

Com a baixa da idade média, surgiu o estado moderno, que tinha o objetivo de delimitar as suas fronteiras e criar uma identidade nacional para o seu território. Enquanto isso, também acontecia a ascensão de uma classe mercantil, que pedia a centralização do poder em uma única pessoa, pois isso ajudava a promover os seus interesses no mercado. 

Quando o absolutismo surgiu?
Quando surgiu. Fonte/Reprodução: original.

Com isso, no século XVI o poder passou a ser centralizado em uma única pessoa, o monarca. Isso difere do que acontecia na idade média, onde havia uma relação de dependência do rei com seus vassalos, pois, ao assumir o controle do estado, o monarca tinha liberdade para tomar a decisão que quisesse. 

Quais as características do absolutismo?

A maior característica do absolutismo era a centralização total do poder no rei. Com isso, os monarcas podiam determinar qual religião deveria ser seguida, a moeda utilizada e seu valor, enfim, instituir qualquer tipo lei, sem que a sociedade tivesse que aprová-la. 

O poder dos monarcas era passado de geração em geração. Sendo assim, quando acontecia de um monarca falecer, o poder era passado para o seu descendente mais próximo. Quanto ao sistema econômico, a monarquia apoiava as explorações marítimas e ajudava a burguesia na ampliação do comércio. 

Quais foram os teóricos do absolutismo?

Os teóricos do absolutismo foram Nicolau Maquiavel, Jean Bodin, Jacques-Bénigne Bossuet e Thomas Hobbes. Apesar de cada qual ter formulado a sua própria teoria, em épocas diferentes, ela se encontrava em um ponto em comum: O poder do estado deve ser centralizado nas mãos de uma única pessoa. 

O que foi o estado absolutista?

O estado absolutista centralizava todo o seu poder nas mãos do rei, isso valia para todo o território do estado. O rei podia administrar o reino junto com alguns ministros de sua escolha, mas não precisava da aprovação deles para nada.

Se quisesse, o rei podia convocar assembleias, para obter conselhos a respeito de algum assunto envolvendo o reino, que o ajudavam a tomar suas decisões.

Quais foram os reis?

Na Espanha o absolutismo teve início em 1469, com o rei Fernando de Aragão, mas foi com o seu neto, o rei Felipe II, que o sistema absolutista foi completamente implantado. Na França o poder do estado foi centralizado nas mãos do rei Luís XIV. Por fim, na Inglaterra o poder absolutista foi concedido ao rei Henrique VIII.  

Como o absolutismo chegou ao fim?

Com a ascensão das ideias iluministas no século XIV, que prezavam a racionalização do pensamento, o absolutismo chegou ao fim. A revolução francesa também teve uma forte influência no fim do absolutismo, pois as mudanças que vieram com ela buscavam a descentralização do poder, o completo oposto do que acontecia no absolutismo. 

Embora um século tenha passado, desde o fim do modelo político, ele ainda tem admiradores e volta e meia surge nas discussões. E você, concorda que esse é um bom modelo de governo ou acredita em propostas mais democráticas?

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também