Caso você desconheça o que é Calvinismo, saiba que esta é uma ideologia criada por João Calvino. No entanto, a nomenclatura foi dada por luteranos que eram contra este tipo de pensamento, e o nome não foi de agrado do Calvino que o via como de má-fé.
O que é Calvinismo?
Se você não sabe o que é Calvinismo, este é um termo religioso e protestante, teológico e bíblico, que criou a famosa Fé Reformada. João Calvino é o principal criador da ideologia, o qual escreveu uma diversidade de livros a respeito do tema.
Além disso, este nome de Calvinismo apareceu através dos luteranos que não apoiavam a ideologia e eram contra o apresentado. Durante este período de surgimento do Calvinismo, muitas pessoas discordavam do que era apresentado e o próprio não gostava dessa designação.
Para Calvin, este era um termo tido como um verdadeiro insulto. Então, isto pode fazer com que as pessoas que seguem a ideologia se confundam com os nomes, pois o correto é usar “reformado”.
Qual a relação entre o Calvinismo e o Trabalho?
Aprender o que é Calvinismo, fará você compreender que o trabalho era visto como um dom dado por Deus. Todos os bons costumes precisavam ser, obrigatoriamente, seguidos conforme o exigido para que essas mesmas pessoas criassem uma ótima relação com Deus.
Não existia meio-termo entre o Calvinismo e o trabalho. Aqueles que seguiam a ideologia deveriam concordar com esta exigência, diferente do que os luteranos empregavam na mesma época. “A fé e boas ações abrirão os caminhos para a salvação”.
Quais as origens do Capitalismo?
Agora que aprendemos o que é Calvinismo, saiba que o capitalismo está ligado diretamente com a queda do período feudal. O estilo de economia privada teve um crescimento rápido, e é neste mesmo período que a burguesia aparece, pois são aqueles que contém alto capital.
Durante o término do feudalismo, a Europa Ocidental observou o crescimento dos comércios e indústrias, igualmente o aumento das cidades. É através destes fatores que a economia se modificou e o termo capitalista é instaurado em determinados países.
Neste caso, você percebeu o que é Calvinismo e a sua ligação com o trabalho, e dentro do capitalismo não é deixado de lado a questão de que trabalhar é um dom dado por Deus. Principalmente porque a sociedade queria conquistar as suas propriedades, ter liberdade financeira e acumular os níveis de riqueza.
Qual a relação entre Capitalismo e o Trabalho?
No capitalismo existem aqueles que trabalham aos burgueses (donos de comércios, indústrias e empresas), conhecidos como proletariados. Estas pessoas vendem a força de trabalho em troca de dinheiro, sendo um movimento regido pelo capitalismo.
É justamente por intermédio do trabalho que estas pessoas conseguirão capital para movimentar a economia. Os proletariados compram e consomem regularmente e são, de fato, os principais responsáveis por fazerem com que este sistema funcione.
Além disso, você deve saber que os proletariados são a maior classe e superam os burgueses. Inclusive, vale ressaltar que a burguesia é aquela milionária, não há quem ganha R$ 5 mil por mês. Falamos de empresas, fábricas, indústrias e comércios poderosos que geram alta lucratividade e os donos não precisam “correr atrás”.
Qual a relação entre o Calvinismo e o Modo de Produção Capitalista?
Saiba o que é Calvinismo no capitalismo: riqueza era fruto do trabalho dado por Deus, e a miséria era tido como pecado. Eles foram obrigados a se adaptarem às novas mudanças da época, já que o capitalismo teve um crescimento muito rápido e as ideologias deveriam seguir o que lhes era imposto.
Claro, sabemos que a miséria não é fruto do pecado, pois é causado por desigualdade social em que uns têm mais do que outros. Há aqueles que possuem muito mais do que deveriam ter, e não é realmente o certo a se acontecer em uma sociedade capitalista.