O que é armistício e quando ocorreu na 1° Guerra Mundial?

O que é armistício e quando ocorreu na 1° Guerra Mundial?
O que é armistício e quando ocorreu na 1° Guerra Mundial?

O que é armistício e qual a relação com a Primeira Guerra Mundial? Ou melhor, com o fim dela? Também conhecido como armistício de Compiègne, ou a famosa assinatura dessa espécie de cessar-fogo entre a Alemanha e demais potências da Grande Guerra, é um tópico que até hoje é bastante estudado.

O armistício nos traduz o fim da Primeira Guerra Mundial, que durou entre 1914 e 1918. Aconteceu de forma que todos os beligerantes assinaram o documento e a tornaram suspensa. Logo, depois do armistício, ficou confirmada a vitória dos Aliados sob a Alemanha.

Certamente, saber o que é armistício é um assunto de interesse geral, principalmente para quem estuda para o Enem, é preciso se atualizar sobre Primeira Guerra Mundial e seus eventos.

Por isso, hoje reunimos alguns detalhes que explicam o que é armistício e como encerrou a Primeira Guerra Mundial, naquela manhã de novembro de 1918, quando os sinos de todo lugar tocaram.

O que é armistício?

Do latim armistitium, o armistício é o mesmo que suspensão de hostilidades após um pacto entre exércitos em conflito (ou seja, em período de guerra). Por conseguinte, ainda veremos o que é armistício em relação ao cessar-fogo.

O que é armistício e a diferença com cessar-fogo?

Em qualquer história de guerra vemos que algumas propostas surgem em meio a o que é armistício. Tal como a trégua ou o cessar-fogo, que se referem geralmente a uma interrupção temporária de movimentos hostis. Mas qual a diferença?

O que é armistício e a diferença com cessar-fogo?
Diferença com cessar-fogo. Fonte/Reprodução: original.

Nesse estudo breve sobre o que é armistício, a diferença é que o cessar-fogo ou trégua pode ser necessária, com o objetivo de negociar um armistício.

Como funciona o armistício?

O aspecto chave para entender o que é armistício é que, nesse caso, a luta em guerra termina sem nenhum dos lados se render. 

Diante do armistício, ambos os lados concordam em parar de lutar. Isso explica o que é armistício na 1ª Guerra Mundial, quando todas as forças aliadas na Alemanha precisaram se render e voltar para casa. 

O armistício costuma funcionar de modo a suspender as batalhas durante um período especial, como o que acontecia nas cidades gregas que não se atacavam durante os Jogos Olímpicos, por exemplo. Ou ainda quando os exércitos cristãos aceitavam paz temporária durante o Natal.

O armistício pode ser considerado um acordo ou tratado de paz?

O armistício também é chamado de modus vivendi, e diferente do que muitos pensam, o armistício não é o mesmo que um tratado de paz.
Um tratado de paz é um exemplo de documento formal por meio da diplomacia e de acertos formais, até chegar a uma conclusão poderá levar meses ou até anos. Já o armistício tem relação aqui pelo fato de que ele antecede um tratado de paz, apenas isso.

O armistício pode ser considerado um acordo ou tratado de paz?
Tratado de paz. Fonte/Reprodução: original,

Um exemplo famoso de um armistício que paralisou um conflito, além da Primeira Guerra Mundial, é o da Guerra da Coreia, de 1950 a 1953.

Porém, esperamos um tratado de paz até hoje. Agora, o leitor sabe o que é armistício e que o tratado de paz não são a mesma coisa.

Como ocorreu o armistício na Primeira Guerra Mundial?

O episódio central da nossa matéria, sobre o que é armistício, é realmente este: o fim da Primeira Guerra Mundial. Isso ocorreu a partir das 5h da manhã de 11/11/1918, momento em que a Alemanha assinou o armistício de Compiègne.

Imagine, todos os sinos tocam para anunciar o fim da guerra. E tudo aconteceu numa carruagem estacionada na floresta de Compiègne, na Picardia, por volta das 5h12 e 5h20, enquanto os generais alemães, junto dos Aliados, assinavam o armistício.

Logo às 11h, o então cessar-fogo entrou em vigor. Naquela oportunidade, apesar dos Aliados da Entente ainda possuírem capacidade bélica e humana para invadir a Alemanha, eles nem sequer se aproximaram da fronteira alemã, até que houvesse segunda ordem.

Quais foram as causas e consequências?

Nessa história sobre o que é armistício e como ele pôs fim à guerra, a primeira coisa foi que três dias antes, os Aliados e alemães negociam tal acerto, o qual foi humilhante para os derrotados. 

O armistício no fim da Primeira Guerra Mundial estipulou o seguinte:

  • O cessar-fogo imediato;
  • A entrega de todo o material de guerra em posse dos alemães;
  • Desmontagem de sua aviação e frota de guerra;
  • Libertar seus prisioneiros de guerra;
  • Evacuação imediata dos territórios invadidos.

Após assinar o armistício, ambos os lados se dedicaram em negociações para um tratado de paz. 

Logo, passado o clima que todos tinham de que um conflito se repetisse, a Sociedade das Nações (atual ONU) é criada em 1919.

A explicação de o que é armistício nos mostra que houve condições para a paz. Ou seja, o armistício na Primeira Guerra Mundial prova que ambos os lados concordaram pela criação de leis internacionais, por exemplo. 

Aprender o que é armistício também possibilita entender, ainda que de forma resumida, que o cenário deixou de ser trágico para milhões de pessoas. Contudo, o leitor não deve se contentar apenas com o que é armistício e como encerrou a 1ª Guerra, uma vez que 2 décadas mais tarde foram suficiente para alimentar ainda mais o sentimento de humilhação pela Alemanha.

Curtiu saber um pouco mais sobre a Primeira Guerra Mundial e o que é armistício? Não deixe de voltar ao nosso site para ficar atualizado com nossos resumos e matérias especiais.

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também