O que é Modo de Produção Escravista?

O que é Modo de Produção Escravista?
o que é modo de produção escravista

Você sabia que o Modo de Produção Escravista é um termo usado durante o Brasil Colonial? Os escravos eram vendidos aos senhorios de fazendas, que utilizavam estas pessoas como bem-quisessem para lucrar e gerar cada vez mais riquezas.

O que é Modo de Produção, segundo Marx?

O Modo de Produção é o método principal onde as pessoas conseguem produzir para obter maneiras de sobreviver, e que os fazem ser inseridos em uma sociedade. Este é um termo dado pelo Karl Marx, em que significa força de produção e relação de produção social.

o que é modo de produção, segundo marx
o que é modo de produção. Fonte/Reprodução: original

A respeito das forças de produção são inseridas no termo tudo o que é usado para se trabalhar. Pode ser terra, combustível, e entre outros itens junto da mão de obra das pessoas e as suas habilidades.

Sobre a relação social, esta se caracteriza pela escolha de decisões, sobre o que fazer com os ganhos. É muito comum que, quando se recebe o pagamento do mês, as pessoas fiquem indecisas sobre o que fazer com os valores e como deveriam utilizar.

Quantos Modos de Produção existem?

Ao todo, existem sete modos de produção, cada um com as suas respectivas características. Claro, o mais conhecido é o capitalismo e falaremos dos demais logo abaixo. Veja:

  • Primitivo: trabalho unido e recompensas iguais pelo que foi produzido;
  • Asiático: estado é dono de todas as terras e os trabalhadores pagavam impostos;
  • Modo de produção Escravista: escravos eram propriedades de seus senhorios;
  • Feudal: trabalho de rotação;
  • Capitalista: obtenção de lucro;
  • Socialista: satisfação das necessidades materiais de um povo geral;
  • Comunista: extinção da hierarquia e sociedade sem classe social.

Agora você sabe o que é Modo de Produção Escravista, e que este é um dos momentos mais desagradáveis na vida de povos negros. Todos os escravos deveriam trabalhar conforme a ordem de seus “donos”, caso contrário, seriam castigados.

Como funciona o Modo de Produção Escravista?

O Modo de Produção Escravista funcionava da seguinte forma: meios de produção, como qualquer material e terras, assim como os escravos, faziam parte dos seus senhores.

Neste caso, tenha o Modo de Produção Escravista como um período de produção totalmente dominante, humilhante e estes escravos não tinham direito a absolutamente nada. Tudo era dos senhores: desde terras, animais, minas, materiais e o produto final do trabalho.

Este foi um período longo e desagradável onde o Brasil passou durante o período colonial. O qual os escravos não tinham voz, eram submetidos a trabalhos precários, castigados regularmente.

Que sociedades operavam sob o Modo de Produção Escravista?

Egito Antigo, Império Babilônico, Império Persa, Império Macedônico, Império Romano e o Brasil Colonial. Estes foram as sociedades que usaram o modo de produção escravista como forma de gerarem lucro fácil.

que sociedades operavam sob o modo de produção escravista
que sociedades operavam sob o modo de produção escravista. Fonte/Reprodução: original

Um dos meios de “trabalho” mais desumanos já criados em todos os tempos, pois o modo de produção escravista não permitia que estas pessoas ganhassem algum dinheiro em troca. O mínimo que recebiam era um pão velho ou comida já passada, um pouco de água e um canto insalubre para dormirem por pouquíssimas horas.

Qual o Modo de Produção predominante atualmente?

O Modo de Produção Escravista deixa de ser usado, pois quem ganha força é o capitalismo. O Brasil e em muitos outros países atuam exclusivamente com o ganho de capital, portanto, um estado capitalista nunca será comunista ou socialista.

Com isso, você conheceu o modo de produção escravista e qual a sua diferença para outros tipos, assim, se quer saber mais sobre a história do Brasil e do mundo, continue navegando em nosso site.

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também