Crianças-soldados eram comuns na primeira guerra mundial?

Crianças-soldados eram comuns na primeira guerra mundial?
crianças soldados eram comuns na primeira guerra mundial

A grande batalha ficou conhecida por fazer com que vários países se disputasse entre si, no meio do Batalhão das Forças Armadas haviam Crianças-soldados na Primeira Guerra Mundial. Pode parecer estranho no mundo em que lutamos contra a exploração de trabalho infantil, mas o uso de crianças no combate era comum ou delas viverem próximas das trincheiras.

O objetivo deste texto é mostrar as curiosidades que a Primeira Guerra Mundial que as pessoas ainda não sabem por completo, uma delas é a participação de crianças no front de batalhas na Primeira Guerra Mundial. Próximo tópico, a seguir, vai explicar melhor quem são esses soldados.

O que são crianças-soldados?

As Crianças-Soldados na Primeira Guerra Mundial eram órfãos que tiveram suas famílias destruídas durante o combate que resolveram se alistar nas Forças Armadas com o desejo de se vingar dos parentes falecidos e por lutar por aqueles que viram suas terras destruídas.

Por que elas eram comuns na Primeira Guerra Mundial?

Essas crianças eram comuns pelo fato de que muitas famílias foram destruídas durante as batalhas. Além disso, muitas delas estavam em situação de miséria e participar do Exército era uma esperança de encontrar um futuro melhor ou esperança de sobrevivência nos próximos anos.

Quais eram as suas funções?

As funções das Crianças-Soldados na Primeira Guerra Mundial eram ser voluntárias da guerra, faz ações sociais, como atividades de escotismo. Eles tinham a função de resgatar os soldados feridos, ajudavam membros refugiados, além de fornecer abrigos as famílias de soldados e cobrir as atividades de camponeses que se aventuraram para a batalha.

quais eram as suas funções
Quais eram as suas funções. Fonte/Reprodução: original

A participação em sua maioria eram de meninos, mas isso não queria dizer que as meninas não pudessem participar, visto que há registros de moças participando das equipes de retaguarda.

Quais os países que mais usavam crianças-soldados?

Nem todos os países usavam Crianças-Soldados. Entretanto, os territórios como o Império Russo, que fazia parte da Tríplice Entente com o Reino Unido, Itália e França, não ousavam em utilizar pequeninos para compor o tradicional Exército Vermelho. Naquela época várias crianças a partir de nove anos abandonaram seus estudos para participar do que seria a revolução. E não pense que o outro lado da trincheira também não usava.

Os alemães, por exemplo, chegaram a utilizar milhares de crianças, a maioria era órfãos, disputavam contra os mais diferentes países.

A Sérvia, onde tudo começou, também havia soldados crianças. Um dos mais famosos foi o rapaz de oito anos chamado Momcilo Gavric que só adentrou após sua família ter sido morta pela Áustria-Hungria.

Essas crianças sobreviveram à guerra?

Devido a pouca idade e também o acesso às inúmeras doenças, muitas dessas crianças não chegaram ao fim das batalhas, morrendo no meio da trajetória. Entretanto, alguns sobreviveram e chegaram a fazer a carreira, como o Momcilo Gavric, que mencionamos neste artigo.

essas crianças sobreviveram à guerra
essas crianças sobreviveram à guerra. Fonte/Reprodução: original

Algumas crianças russas receberam condecorações por participar de ações sociais como escoteiro durante a Guerra ou por conseguir decodificar mensagens dos inimigos, além de desmontar os armamentos. Apesar de algumas vitórias, o resultado foi mais de notícias negativas.

Existem estimativas que a morte de crianças durante a Primeira Guerra representa quase um ¼ da população que foi dizimada. Isto quer dizer que foi em torno de 25%.

O uso de crianças-soldados na Primeira Guerra Mundial foi algo que marcou a história e compartilhe o texto se você quer que o futuro não se repita o passado.

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também