Como a Rússia saiu da Primeira Guerra Mundial?

Como a Rússia saiu da Primeira Guerra Mundial?
como a rússia saiu da primeira guerra mundial

Tratando-se de eventos de proporções continentais que abalaram o mundo, sempre existem diversos assuntos específicos a serem abordados e, no caso deste texto, falaremos sobre como a Rússia saiu da Primeira Guerra Mundial, bem como os motivos, as circunstâncias e os fatores que levaram à sua saída.

‌O início do século XX foi marcado pelo início da Primeira Guerra Mundial, chamada na época simplesmente de “A Grande Guerra”, que teve participação de diversas nações e impérios. Ainda no início da guerra, a Rússia se ausentou por fatores internos que discutiremos a seguir.

Contexto histórico da Rússia na Primeira Guerra Mundial

Para entender como a Rússia saiu da Primeira Guerra Mundial, precisamos entender como era a situação do país antes da guerra. Em um cenário caótico, a Rússia era repleta de camponeses que tinham uma vida árdua, visto que eram submissos à nobreza latifundiária e ao Imperador, o Czar Nicolau II, que mesmo abolindo a escravidão e determinando uma reforma agrária, não causou muitas mudanças para as camadas mais pobres.

contexto historico da russia na primeira guerra mundial
Fonte/Reprodução: original.

Ainda antes da guerra se iniciar, a insatisfação do povo estava começando a ficar cada vez maior, causando o surgimento de diversos partidos, grupos e organizações opositoras ao governo. As tensões estavam crescendo cada vez mais desde o chamado Domingo Sangrento, ocorrido no início de 1905, onde um protesto pacífico na frente do palácio do Czar foi recebido a tiros do exército, resultando em mais de mil mortes.

Por que a Rússia quis sair do confronto?

Em 1917, a Revolução Russa derrubou a monarquia Czarista, abalando as estruturas do país, visto que é uma mudança extremamente drástica, mas considerada necessária por muitos na época. Vladmir Lênin, líder do Bolcheviques, defendia a saída da Rússia da guerra, alegando que essa saída era necessária para o futuro do país, dizendo também que se tratava de uma guerra imperialista que não traria quaisquer benefícios.

A saída da guerra era apoiada pela maior parte da população, visto que o país estava extremamente precário devido à má gestão do antigo Czar, o que deixou a população faminta e sem suprimentos, visto que todos os recursos do país estavam direcionados para a guerra. Atrás de maneiras de deixar o conflito de vez, os Bolcheviques iniciaram estratégias que hoje explicam como a Rússia saiu da Primeira Guerra Mundial.

Como a Rússia saiu da Primeira Guerra Mundial?

Para saber como a Rússia saiu da Primeira Guerra Mundial, devemos lembrar que cansado de ver seu povo morrer, Lênin passou a se preocupar com sua revolução e com o povo que vivia na miséria causada pelos esforços de guerra. Houve tentativas de convencer os aliados a colocarem um fim na guerra, o que foi ignorado, levando a Rússia a tentar negociar sua saída do conflito com as Potências Centrais.

como a russia saiu da primeira guerra mundial 1
Fonte/Reprodução: original.

Representando uma comissão diplomática, Leon Trotsky liderou as negociações com as Potências Centrais. Tais negociações foram a maneira como a Rússia saiu da Primeira Guerra Mundial, visto que as negociações deram origem ao chamado Tratado de Brest-Litovsk, nomeado assim devido ao nome da cidade onde as negociações ocorreram.

Tratado de Brest-Litovsk

A assinatura do Tratado de Brest-Litovsk é o principal fator que permite e explica como a Rússia saiu da Primeira Guerra Mundial. Assinado na sede das Forças Alemãs no oriente, o tratado permitiu a saída da Rússia do conflito para poder lidar com seus problemas internos e com sua revolução. 

Termos do Tratado

Como a Rússia saiu da Primeira Guerra Mundial antes dela acabar, foram propostos duros termos que ela teria que seguir para ter sua saída validada pelas Potências Centrais, os termos definidos pelo tratado foram:

  • Cessamento das hostilidades russas contra a Alemanha, a Bulgária, a Áustria-Hungria e o Império Otomano;
  • Ceder completamente os territórios da Polônia, Belarus, Finlândia, Países Bálticos e Ucrânia;
  • Declaração total da independência da Armênia, da Geórgia e do Azerbaijão;
  • A Rússia também deveria retornar ao Império Otomano os territórios conquistados no século anterior.

Após a Rússia aceitar e cumprir os termos, a saída do conflito foi realizada. O tratado não agradou a todos dentro do governo russo, sendo visto por alguns como sendo um enfraquecimento da nação. Mas apesar disso tudo, a saída da Rússia da guerra possibilitou que ela direcionasse o foco na revolução, estabelecendo assim as fundações do que anos depois se tornaria a União Soviética.

Sabendo agora como a Rússia saiu da Primeira Guerra Mundial, quais foram os termos, as condições e os motivos para a saída do país da guerra, este conhecimento pode ser utilizado para conseguir estudar mais ainda este conflito que redesenhou fronteiras e derrubou impérios, marcando o início do século XX com trincheiras, combates e desespero. 

GOSTOU?! COMPARTILHE AGORA!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wanderson Queiróz

Wanderson Queiróz

Deixe um comentário

Categorias populares

Leia também