Após 4 longos anos sob um regime de escassez, baixa populacional, crise econômica e política e diversos danos para os países europeus, o conflito se encerrou, mas, você sabe dizer como a Primeira Guerra Mundial chegou ao fim?
Neste artigo, você vai entender os processos que culminaram no fim da guerra e como o conflito que aconteceu entre os anos de 1914 e 1918 influenciaram o mundo moderno. Boa leitura!
Como a Primeira Guerra Mundial chegou ao fim?
Afinal, como a Primeira Guerra Mundial chegou ao fim? O conflito armado que durou por quatro anos se encerrou com a rendição das forças da Tríplice Aliança, incluindo Bulgária, Áustria-Hungria e Império Otomano.
Posteriormente, a Alemanha também se rendeu após uma revolução interna. O Tratado de Versalhes foi assinado em 1919, impondo condições severas ao país e sendo fator decisivo para o decorrer da história.
Quais foram os países derrotados?
Como a Primeira Guerra Mundial chegou ao fim, os países que perderam precisavam começar a se reconstruir. E, aqui, entram o Império Alemão, o Império Austro-Húngaro, o Império Russo e o Império Turco-Otomano que sofreram danos extensos tanto em sua infraestrutura quanto na economia.
Consequências do fim da guerra
Diversas foram as sequelas deixadas pelo conflito armado. Como a Primeira Guerra Mundial chegou ao fim, chegou o momento de encarar as consequências. E, entre elas, as principais:
O fim dos impérios europeus
Como a Primeira Guerra Mundial chegou ao fim, inevitavelmente veio a desintegração das potências já mencionadas. Isso levou à formação de novos países e à reconfiguração do mapa europeu.
Crise da democracia liberal
Sem dinheiro, sem empregos, inflação galopante, poucos soldados e recursos, muitos países europeus se viram enfraquecidos e com os direitos lesados. Uma resposta começou a surgir já nessa época.
Crises econômicas
Entendendo como a Primeira Guerra Mundial chegou ao fim, é possível imaginar o processo que se estendeu a seguir. Com as condições complexas do Tratado de Versalhes, por exemplo, a Alemanha começou a perder colônias ultramarinas e territórios na Europa.
Além disso, a imposição de uma multa significativa levou a Alemanha a uma crise econômica de proporções catastróficas, enquanto suas capacidades militares foram limitadas a apenas 100 mil soldados de infantaria.
Ascensão do nazifascismo
Os requisitos impostos pelos franceses e britânicos à Alemanha foram interpretados por historiadores como uma paz punitiva, visando enfraquecer a nação alemã a ponto de evitar que outro conflito de grandes proporções acontecesse.
Como a Primeira Guerra Mundial chegou ao fim, a ascensão do nazifascismo nasceu de um período de crises e desilusões na Europa entre 1919 e 1939. A guerra abalou as crenças em prosperidade no mundo ocidental, especialmente na Europa, que anteriormente havia experimentado um período de euforia com o progresso, as descobertas científicas e o avanço da Revolução Industrial.
Historicamente, o nazifascismo surgiu como uma reação às crises econômicas, sociais e políticas da época. Vários grupos políticos extremistas de direita surgiram na Alemanha, sendo o Partido Nazista um deles.
Criado em 1920, o partido cresceu significativamente com o surgimento da Grande Depressão, uma crise econômica global que afetou todo o mundo. Rapidamente, o Partido Nazista saiu da obscuridade e ascendeu ao poder.
O nazifascismo foi um sistema totalitário que se opunha ao liberalismo e ao comunismo. Marcado por ideais nacionalistas e extremistas, o nazismo ganhou força na Alemanha logo após o final da Primeira Guerra. O movimento político e social alcançou grande influência e teve consequências não apenas na Alemanha, mas também em toda a Europa.
Esses eventos mostram como a instabilidade pós-Primeira Guerra Mundial, juntamente com a crise econômica e social da época, contribuíram para a ascensão do nazifascismo na Europa, especialmente na Alemanha. E agora que você aprendeu como a Primeira Guerra Mundial chegou ao fim, que tal aprender ainda mais? Acesse o Primeira Guerra Mundial e tire todas as suas dúvidas!